A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Rondônia

Justiça condena a mais de 100 anos cinco réus pela morte de procurador no interior de Rondônia

Crime de 2019 foi premeditado e motivado por promessa de pagamento; execução ocorreu em frente à Câmara Municipal. 

Por Hugo Guimarães

01/09/2025 às 09:17

Foto: Reprodução

Notícias de Rondônia – Após dois dias de julgamento, o Tribunal do Júri de Cacoal (RO) condenou cinco acusados pelo assassinato do procurador da Câmara Municipal, Sidnei Sotele, executado a tiros em 2019. As penas aplicadas somam mais de 100 anos de prisão. O crime foi considerado premeditado, com promessa de pagamento, e aconteceu em plena luz do dia, diante do prédio público.

Sidnei havia assumido o cargo de procurador-geral da Câmara uma semana antes de ser morto. No momento do ataque, ele estava acompanhado de Gideão Francisco, baleado na cabeça após ser confundido com um segurança. Gideão sobreviveu após quase um mês internado e precisou de traqueostomia.

PUBLICIDADE

Segundo a sentença, os réus monitoraram a rotina da vítima até encontrar o instante ideal para a execução. O carro usado no ataque foi furtado, adulterado e depois incendiado para eliminar provas.

Leia mais: Ex-advogado condenado por estuprar e engravidar a filha é excluído da OAB em Rondônia

Confira as condenações:

Justiça condena Mauricio Souza Genovez a mais de 50 anos de prisão por liderar a execução, organizar o grupo e atuar como atirador.

Justiça condena Maycon Anderson da Silva Nascimento a mais de 30 anos de prisão por dirigir o veículo e acompanhar a rotina da vítima.

PUBLICIDADE

Justiça condena Wilhasmar Ventramelli a mais de 13 anos de prisão por ceder a casa que serviu de apoio aos executores.

Justiça condena Gilberto da Silva dos Santos a quase 4 anos de prisão por conduzir o carro de fuga e tentar incriminar inocentes.

Justiça condena Gervásio Lucas Brandão a 5 anos de prisão em regime semiaberto por adulterar o veículo utilizado no crime.

O Tribunal também destacou que o mandante da execução já é falecido, sem revelar identidade ou motivação.

As defesas de Wilhasmar e Gervásio afirmaram que o resultado representou uma vitória parcial, já que retirou acusações mais graves e abriu possibilidade de recursos.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Política

Maria do Carmo apoia Michelle e se posiciona contra Flávio Bolsonaro, responsável por lançar sua pré-candidatura ao governo do Amazonas 

Pré-candidata ao Governo do Amazonas se posiciona ao lado da ex-primeira-dama, apesar de ter sido lançada na disputa estadual com articulação de Flávio Bolsonaro.

há 13 minutos

Amazonas

Nota Fiscal Amazonense distribui R$ 300 mil em prêmios e beneficia dezenas de instituições sociais no Amazonas

Consumidores da capital e do interior foram contemplados nos sorteios mensal e regional realizados nesta quarta-feira.

há 14 minutos

Amazonas

Festival de Parintins 2026 deve movimentar R$ 193,2 milhões e gerar mais de 30 mil empregos

Maior evento cultural da Amazônia deve superar os números de 2025, fortalecendo o turismo, os pequenos negócios e a geração de renda no município.

há 17 minutos

Amazonas

Festival de Parintins 2026: Segurança reforça fiscalização em embarcações para combater tráfico de drogas e crimes nos rios

Ações integradas da Polícia Civil e Polícia Militar intensificam controle fluvial durante o maior evento cultural do Amazonas.

há 20 minutos

Mundo

Terremoto na Venezuela deixa rastro de destruição e faz moradores sentirem tremores de terra em Manaus

Abalo sísmico provocou desabamentos na Venezuela, foi sentido em Manaus e em outros países da América do Sul, mobilizando moradores e autoridades.

há 39 minutos