A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Rondônia

TRE de Rondônia anula votos do Partido da Mulher Brasileira por fraude à cota de gênero

Com a decisão, além da anulação dos votos do partido, o TRE determinou a recontagem dos votos válidos.

Por Jonas Souza

29/05/2025 às 15:49 - Atualizado em 29/05/2025 às 16:24



Notícias de Rondônia – O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) anulou todos os votos recebidos pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) nas eleições municipais de 2024 em Rolim de Moura, após confirmar fraude à cota de gênero. A decisão atende a um recurso apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

PUBLICIDADE

Leia mais: Trio é preso por enganar vítimas em esquema de falsos escritórios de venda de veículos em Manaus

Segundo o MPE, o PMB utilizou uma candidatura feminina fictícia apenas para cumprir a exigência legal que obriga os partidos a reservarem, no mínimo, 30% das vagas para mulheres. A candidata apontada não realizou campanha nem participou ativamente do processo eleitoral, caracterizando, assim, a fraude.

Com a decisão, além da anulação dos votos do partido, o TRE determinou a recontagem dos votos válidos e novos cálculos dos coeficientes partidários no município.

O Ministério Público destacou a gravidade da infração, principalmente por ter sido cometida por uma legenda que, em seu nome, afirma representar as mulheres. Para o órgão, esse tipo de fraude compromete a confiança no sistema eleitoral e prejudica a luta pela ampliação da representatividade feminina na política.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Manaus

Marcha para Jesus reúne fiéis e altera tráfego em avenidas de Manaus

Evento reuniu milhares de fiéis neste sábado (6), com caminhada da Praça da Saudade até o Sambódromo.

há 23 minutos

Brasil

MP diz que júri reconheceu dolo de Monique no caso Henry antes de mudança em quesito

A Promotoria quer que Monique volte a ser julgada por homicídio doloso por omissão.

há 57 minutos

Brasil

MP-RJ recorre contra perdão judicial a Monique Medeiros e aponta interferência em júri

Segundo o promotor Fábio Vieira, houve interferência indevida da juíza Elizabeth Machado Louro durante a formulação dos quesitos apresentado.

há 1 hora

Manaus

Rua da Copa da Compensa encanta visitantes e coloca Manaus em destaque nacional

Decoração feita com materiais recicláveis virou símbolo cultural de Manaus.

há 2 horas