Roraima

Roraima


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Com quatro condenações, governador de Roraima anuncia pré-candidatura ao Senado em 2026

Vice-governador Edilson Damião também confirma pré-candidatura ao governo do estado.

Por Jonas Souza

20/10/2025 às 16:51 - Atualizado em 20/10/2025 às 16:54

Notícias de Roraima – O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), anunciou nesta segunda-feira (20/10) que é pré-candidato ao Senado nas eleições de 2026. O vice-governador, Edilson Damião (Republicanos), confirmou que disputará a chefia do Executivo estadual no mesmo pleito.

Leia mais: MP-AM investiga supostas práticas abusivas de companhia aérea no interior do Amazonas

PUBLICIDADE

Juntos, Denarium e Damião comandam Roraima desde janeiro de 2023. Durante este período, ambos foram cassados quatro vezes por crimes eleitorais nas eleições de 2022, mas permanecem nos cargos enquanto não houver decisão definitiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Anuncio, em primeira mão, que sou pré-candidato ao Senado, assim como meu parceiro, o vice-governador Edilson Damião, é pré-candidato ao governo”, declarou Denarium.

Denarium já havia sinalizado sua intenção de disputar o Senado em entrevista à CBN em julho. O governador está à frente de Roraima desde dezembro de 2018, quando foi nomeado interventor federal pelo então presidente Michel Temer (MDB). Ele havia sido eleito governador pela primeira vez e tomou posse em janeiro de 2019. Em 2022, se reelegeu ao lado de Damião.

Condenações 

PUBLICIDADE

Denarium teve o mandato cassado quatro vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) por crimes eleitorais nas eleições de 2022, ano em que foi reeleito. Uma das cassações foi anulada pelo próprio TRE-RR, enquanto as outras três tramitam no TSE. Uma delas chegou a ser julgada, mas foi suspensa há um ano.

O governador permanece no cargo porque os recursos pendentes no TSE têm efeito suspensivo, ou seja, a decisão de cassação não pode ser executada até que a última instância da Justiça Eleitoral se pronuncie de forma definitiva. O mandato atual de Denarium vai até 31 de dezembro de 2026.

Para que o processo volte a julgamento, é necessário que a ministra Cármen Lúcia pautar o caso. Questionado sobre a demora e a previsão de julgamento, o TSE não respondeu, fornecendo apenas um passo a passo para consulta pública do processo via PJe. O gabinete da ministra também não enviou retorno até a última atualização.

O vice-governador Edilson Damião afirmou que sua candidatura seguirá pelo Republicanos, com aliança prevista entre PP, Republicanos e União Brasil. “Junto [a candidatura dele ao governo] com a composição dos partidos do PP e do União Brasil”, disse.

O anúncio das pré-candidaturas foi feito no Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo estadual, ocasião em que Denarium também lançou o Programa de Avanço da Infraestrutura (PAI), que prevê R$ 1 bilhão em obras no estado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Vazamento de estireno em Manaus já soma 414 atendimentos

Duas pessoas seguem internadas e um óbito é investigado para verificar possível relação com a exposição ao gás.

há 1 minuto

Amazonas

MP-AM recomenda concurso público para regularizar contratação de professores em Envira

MP identificou indícios de irregularidades na contratação de profissionais da educação.

há 4 minutos

Eleições 2026

PL marca convenção para oficializar Maria do Carmo ao Governo e Alberto Neto ao Senado

Evento será realizado no Dulcila Festas e Convenções e definirá oficialmente a chapa do partido para as eleições de 2026 no Amazonas.

há 27 minutos

Política

Fiasco: Vídeo de Maria do Carmo para convenção do PL reúne menos da metade dos pré-candidatos a deputado

Dos 35 pré-candidatos a deputados da sigla no Amazonas, menos da metade aceitou participar do vídeo de convite.

há 47 minutos