A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Roraima

TRE confirma eleição suplementar para governador de Roraima no dia 21 de junho

Pleito foi convocado após decisão do TSE que confirmou a cassação da chapa vencedora das eleições estaduais de 2022.

Por Beatriz Silveira

14/05/2026 às 22:21 - Atualizado em 13/06/2026 às 10:13

Foto do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima com informações sobre eleição suplementar

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Resumo

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima confirmou para o dia 21 de junho a realização da eleição suplementar que escolherá o novo governador e vice-governador do estado. A votação foi convocada após a cassação da chapa eleita em 2022 por abuso de poder político e econômico, decisão mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Notícias de Roraima – O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) aprovou, nesta terça-feira, a resolução que confirma para o dia 21 de junho a realização da eleição suplementar para os cargos de governador e vice-governador do estado.

A decisão mantém o calendário eleitoral já previsto anteriormente e foi aprovada por cinco votos favoráveis e dois contrários, sem alterações no texto publicado no último dia 2 de maio.

Eleição será realizada por voto direto

De acordo com o TRE-RR, a escolha dos novos representantes do Executivo estadual ocorrerá por voto direto. Poderão participar da eleição os eleitores que estiverem com a situação regularizada junto à Justiça Eleitoral.

Leia também: Mulher é presa após matar amiga com facada no peito durante briga em Manaus

O cronograma aprovado também estabelece os prazos para os partidos políticos e candidatos envolvidos no pleito suplementar.

As convenções partidárias para definição das candidaturas e formação de coligações poderão ser realizadas até o próximo domingo.

Já o prazo final para registro das candidaturas na Justiça Eleitoral termina às 19h do dia 20 de maio.

Propaganda eleitoral começa em maio

Segundo a resolução, a propaganda eleitoral em geral estará autorizada a partir do dia seguinte ao encerramento do prazo de registro das candidaturas.

No rádio e na televisão, a veiculação da propaganda eleitoral será iniciada no dia 3 de junho.

Cassação motivou nova eleição

A nova eleição foi convocada após a cassação da chapa vencedora das eleições estaduais de 2022, formada por Antônio Denarium, do Republicanos, e Edilson Damião, do União Brasil.

Em abril deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a decisão do TRE de Roraima, que apontou abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral de 2022.

Governo está sob comando interino

Antônio Denarium havia renunciado ao cargo de governador em março para disputar uma vaga no Senado Federal. Com a decisão da Justiça Eleitoral, ele se tornou inelegível por oito anos.

Edilson Damião, que assumiu o governo após a saída de Denarium, também teve o mandato cassado.

Diante da vacância do cargo faltando cerca de seis meses para o fim do mandato, o TSE determinou a realização de eleição direta no estado.

Desde o dia 30 de abril, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio, do Republicanos, ocupa interinamente o cargo de governador.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Engenheiros fazem festa com reeleição de Alzira Miranda no Crea-AM e vitória de grupo na Mútua

Eleição online do Sistema Confea/Crea e Mútua confirmou a permanência de Alzira Miranda no Crea-AM e elegeu Professor Sanches, Afonso Bernardes e Hugo Tavares para a diretoria regional da Mútua.

há 8 horas

Manaus

Após furtos até de vasos sanitários, Prefeitura testa novo modelo em terminal de Manaus

Projeto-piloto começou no Terminal 7, no Tarumã, e busca reduzir furtos e atos de vandalismo nos banheiros públicos.

há 8 horas

Amazonas

Alzira Miranda é reeleita presidente do CREA-AM com mais de 63% dos votos

Engenheira de pesca recebeu 2.974 votos e seguirá no comando do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas pelos próximos três anos.

há 8 horas

Manaus

Governador Roberto Cidade entrega revitalização do SPA Danilo Corrêa e amplia atendimento com novo fluxo assistencial

Unidade da zona norte recebeu novas recepções, salas de classificação de risco e espaço exclusivo para pacientes de menor gravidade.

há 8 horas

Amazonas

Governador Roberto Cidade entrega readequação do ambulatório da FCecon e amplia capacidade de atendimento aos pacientes oncológicos

Reestruturação aumentou a capacidade da recepção para 261 pacientes e prevê melhorias na quimioterapia e ampliação do Programa de Navegação do Paciente.

há 8 horas