Saúde

Saúde


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

“Adiamento da vacinação de pessoas de 50 a 69 anos decepciona o povo do Amazonas”, diz Serafim

A vacinação deste grupo foi anunciada no início do mês, pelo ministro Eduardo Pazuello, para o dia 22 de fevereiro, mas adiada dias antes por falta de doses.

Por Hugo Guimarães

23/02/2021 às 18:15

Redação AM POST

Após a vacinação de pessoas de 50 a 69 anos ser adiada no Amazonas, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) afirmou, nesta terça-feira, 23, que a falta de vacinas é reflexo do negacionismo do Governo Federal com a gravidade da pandemia do novo coronavírus.

PUBLICIDADE

A vacinação deste grupo foi anunciada no início do mês, pelo ministro Eduardo Pazuello, para o dia 22 de fevereiro, mas adiada dias antes por falta de doses.

“Ontem houve uma decepção muito grande. O ministro Pazuello, que é nosso conterrâneo, tem errado demais. Ele anunciou que ontem, dia 22, haveria vacinação para pessoas acima de 50 anos. Isso gerou uma expectativa. Quando chegou na sexta-feira passada, ele comunicou que não tinha vacina, porque o Butantan não entregou a vacina que ele esperava que entregasse”, disse Serafim.

O parlamentar afirmou que, além da negação da doença no país, houve descuido com recomendações sanitárias e campanhas contra a vacinação por parte do governo federal. Diferente de países como Israel que investiram cedo na produção de vacinas e que hoje grande parte da população está imunizada.

“Quero rememorar que o que nós vivemos hoje são efeitos de uma causa que vem lá atrás. A causa da negação por parte do senhor presidente da República, que negou a pandemia, a utilidade e a eficácia da vacina. Ficou dizendo que quem tomasse a vacina iria virar jacaré e que ele não se responsabilizava pelo que acontecesse com quem tomasse a vacina. E mais, carimbando que a vacina chinesa era do Dória. Quero dizer que não tenho nenhuma simpatia pelo governador de São Paulo, João Dória, mas temos que convir que se não fosse ele o Brasil não teria nada de vacina”, disse Serafim.

PUBLICIDADE

O deputado chegou a exibir um vídeo em que o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, apresenta ofícios enviados em julho, agosto, outubro e dezembro de 2020 ao presidente Bolsonaro, ofertando a compra de 60 milhões de doses de vacinas prontas ainda para 2020 e 100 milhões de doses em 2021. Mas os ofícios foram ignorados pelo governo federal.

“Foi o governo federal que menosprezou a vacina. Quando o ministro Pazuello foi a Manaus e faz um anúncio como se tivesse comprado a vacina que não comprou, ele brinca com a gente, zomba da gente, e põe a população contra os governos. A população que se sente enganada não distingue quem enganou”, disse Serafim.

Segundo matéria divulgada no Jornal O Globo, 200 milhões de pessoas foram vacinadas no mundo, o que tem refletido diretamente na queda de mortes pela doença.

“Vacina é o nosso caminho. Quero dizer que o ministro Pazuello tem que trabalhar mais com a realidade e menos com a fantasia e não prometer aquilo que não pode cumprir. Temos que recuperar o tempo perdido para vacinar, vacinar e vacinar. Esse é o caminho que temos que seguir e deixar os negacionistas, aqueles que negam a eficácia da vacina, falando sozinhos, porque é isso, no mínimo, que eles merecem”, concluiu.

*Com informação da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Política

Fiasco: Vídeo de Maria do Carmo para convenção do PL reúne menos da metade dos pré-candidatos a deputado

Dos 35 pré-candidatos a deputados da sigla no Amazonas, menos da metade aceitou participar do vídeo de convite.

há 11 minutos

Eleições 2026

União Progressista, PSB e Podemos oficializam datas de convenção para lançar Roberto Cidade e Wilson Lima

Federação União Progressista, PSB e Podemos confirmaram evento na Arena Amadeu Teixeira para homologar candidaturas e chapas.

há 16 minutos

Manaus

Ventania derruba árvore e bloqueia trecho da Avenida Rodrigo Otávio, em Manaus

Queda da árvore interditou parcialmente a pista no sentido bairro/Centro e provocou lentidão no trânsito na tarde desta sexta-feira.

há 46 minutos

Amazonas

Sindicargas-AM é alvo de ação na Justiça após perícia apontar suposta falsificação de assinaturas em eleição sindical

Laudo grafotécnico apresentado à Justiça aponta indícios de assinaturas feitas pelo mesmo punho: diretoria nega irregularidades.

há 52 minutos