Saúde

Saúde


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Agência sanitária inglesa destaca propagação da varíola dos macacos

É a primeira vez que o vírus passa de uma pessoa para outra no país.

Por Hugo Guimarães

01/06/2022 às 16:21 - Atualizado em 06/02/2023 às 20:31

Agência Brasil

PUBLICIDADE

A varíola dos macacos parece estar se espalhando de pessoa para pessoa na Inglaterra, afirmou, nesta quarta-feira (1°), a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês).

Entende-se que a doença viral, normalmente leve e endêmica nas regiões ocidental e central da África, se propaga pelo contato próximo. Até o início de maio, eram raros os casos que se estendiam para fora do continente africano ou que não tinham ligação direta com viagens até lá.

Este é o primeiro surto de varíola dos macacos em que o vírus se propaga de uma pessoa para outra na Inglaterra e onde ligações de viagem com um país endêmico não foram identificadas, informou a agência.

De acordo com a UKHSA, a maioria dos casos no Reino Unido – 132 — está em Londres, enquanto 111 casos foram identificados em homens gays, bissexuais ou que tenham relações sexuais com outros homens. Apenas dois casos são em mulheres.

PUBLICIDADE

Viagens recentes a outros países na Europa, dentro de 21 dias a partir do início dos sintomas, foram relatadas em 34 dos casos confirmados, ou cerca de 18% dos 190 casos da doença que foram confirmados no Reino Unido até o dia 31 de maio.

Até agora, a UKHSA identificou ligações a bares gays, saunas e ao uso de aplicativos de encontros no Reino Unido e no exterior.

“As investigações continuam, mas, até agora, nenhum fator único ou exposição que ligue os casos foi identificado”, alertou a agência.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Investigadora da Polícia Civil é condenada a mais de 23 anos por roubo e extorsão em Manaus

Justiça do Amazonas condenou policial civil e outros três réus por invadirem uma residência usando um falso mandado judicial e obrigarem a vítima a fazer transferência via Pix.

há 6 horas

Manaus

Paula Litaiff vira ré por calúnia, difamação e injúria após queixa-crime da jornalista Anwar Assi

Decisão da 4ª Vara Criminal de Manaus autoriza  o prosseguimento da ação penal.

há 6 horas

Brasil

Brasil define convocadas para o Mundial de Ginástica Rítmica que vale vaga para a Olimpíada de Los Angeles 2028

Seleção brasileira disputará o Mundial em Frankfurt, na Alemanha, entre os dias 12 e 16 de agosto, em busca de uma das vagas para os Jogos Olímpicos de LA28.

há 6 horas

Amazonas

Governador Roberto Cidade diz que pretende aumentar Auxílio Permanente para R$ 250 no Amazonas 

O compromisso foi feito durante o lançamento de sua pré-candidatura ao Governo do Amazonas.

há 6 horas

Eleições 2026

Roberto Cidade lança pré-candidatura à reeleição ao Governo do Amazonas ao lado de Wilson Lima

Ato político na Zona Leste de Manaus reuniu lideranças da União Progressista.

há 6 horas