Agricultura confirma mais dois casos de gripe aviária no Brasil; total sobe para 134
Estão sendo realizadas outras dez investigações, mas ainda não há resultados conclusivos dos exames laboratoriais.

Foto: Shutterstock
O Ministério da Agricultura divulgou, em atualização no site oficial às 19h desta segunda-feira, 23, que foram encontrados dois novos focos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em aves silvestres foram detectados no Brasil.
PUBLICIDADE
No total, há 131 casos da doença em animais silvestres no País (sendo 128 em aves silvestres e três em leões-marinhos) e três focos em produção de subsistência, de criação doméstica, somando 134 ao todo.

Veja mais matérias sobre Saúde
Segundo o ministério, ainda estão sendo realizadas outras dez investigações, com coleta de amostras, mas ainda não há resultados conclusivos dos exames laboratoriais. Um dos casos em análise é de uma galinha em Careiro (AM).
As notificações em aves silvestres e/ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Estadão Conteúdo

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





