Saúde

Amazonas registra mais dois casos suspeitos de varíola dos macacos

Os pacientes são dois homens de 20 e 30 anos com histórico de viagem por outros estados do Brasil.


Redação AM POST

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, mais dois casos suspeitos de varíola dos macacos são registrados no estado, nesta sexta-feira (29).

Continua depois da Publicidade

Os pacientes são dois homens de 20 e 30 anos com histórico de viagem por outros estados do Brasil. Os casos foram registrados nos dias 27 e 28 de julho. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus) da Semsa segue investigando os possíveis infectados.

De acordo com o CIEVS-Manaus, os homens apresentaram adenomegalia (aumento dos gânglios linfáticos do pescoço), dor de cabeça, náuseas, vômito, fraqueza muscular, febre, dor de garganta e erupções na pele em evolução sugestivas para a varíola dos macacos (Monkeypox).

Os homens estão isolados e se recuperando em domicílio.

Continua depois da Publicidade

Os pacientes foram atendidos pela Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus. As amostras de um deles foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), na FVS-AM.

As amostras serão submetidas a exames realizados pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). Por protocolo nacional, uma segunda amostra de cada um dos pacientes será encaminhada ao Lacen da Fundação Ezequiel Dias (Lacen/Funed), em Minas Gerais, também para diagnóstico.

Continua depois da Publicidade