A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Amazonas registrou mais de 49 mil casos de malária em nove meses, aponta Boletim Epidemiológico

No período, foram registrados 49.263 casos de malária no Amazonas.

Por Hugo Guimarães

13/11/2024 às 06:30

Foto: Divulgação

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), divulga, nesta terça-feira (12/11), o Boletim Epidemiológico de Malária no Amazonas, referente ao período de janeiro a setembro de 2024. No período, foram registrados 49.263 casos de malária no Amazonas.

O boletim está disponível no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br) e é divulgado nesta terça-feira. “Damos transparência aos dados e reforçamos a prevenção. Diante do diagnóstico positivo, iniciar o tratamento de forma imediata”, afirmou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

PUBLICIDADE

De acordo com o diretor de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, o Amazonas apresenta casos de malária ao longo do ano com sazonalidade para o período entre junho e outubro. “A malária é uma doença que pode acometer a mesma pessoa mais de uma vez. Por isso, divulgamos o cenário e alertamos para manutenção da vigilância”, disse.

Na FVS-RCP, o Programa Estadual de Controle da Malária reforça os programas municipais de enfrentamento à doença dos 62 municípios do Amazonas. Entre as ações está a entrega de equipamentos, como veículos e inseticidas ao interior do estado. No enfrentamento, a Fundação atua, ainda, na capacitação contínua para o avanço das estratégias de controle e eliminação da doença.

Em 2024, foram distribuídos, aos municípios do Amazonas, 20 pickups, 45 motocicletas, 321 bombas de borrifação e 120 microscópios e 480 balanças de peso corporal, voltadas para o enfrentamento da malária e arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no Amazonas.

Cenário epidemiológico

PUBLICIDADE

Esta edição do boletim epidemiológico de malária destaca que agosto foi o mês que registrou o maior número de registros da doença em 2024: 6.591 casos. A espécie parasitária predominante no Amazonas é a Plasmodium vivax (84,4%). A maioria dos casos dos casos é registrada em área rural (43,5%) e indígena (40,4%).

Doença e prevenção

A malária é transmitida ao homem pelo sangue, geralmente através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium. Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com frequência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios. Em caso suspeita, buscar unidade de saúde para realização de diagnóstico.

A população reforça a prevenção da malária quando faz uso de mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, além do uso de repelentes.

Malária nas Américas

O dia 6 de novembro é o Dia da Malária nas Américas, data estabelecida para reforçar a conscientização sobre os perigos da malária para a população, profissionais e gestores de saúde.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 6 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 7 horas

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 7 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 8 horas

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 8 horas