Saúde

Saúde


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Anvisa determina apreensão e proibição de anabolizantes falsificados

Agência pede que consumidores confirmem dados e peçam nota fiscal.

Por Hugo Guimarães

04/03/2023 às 07:54

Agência Brasil

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nessa sexta-feira (3), a apreensão e proibição da comercialização, distribuição e uso de unidades falsificadas dos medicamentos Deca-Durabolin e Durateston. A medida, determinada em resolução do órgão, foi tomada após denúncia da empresa Aspen Pharma sobre a circulação, no mercado brasileiro, de unidades falsificadas dos medicamentos, em nome de outra fabricante.

Segundo a Anvisa, as unidades falsificadas possuem em suas rotulagens a empresa Schering-Plough como fabricante, mas essa empresa teve os registros dos medicamentos cancelados em 2017. Nesse caso, as unidades desses medicamentos comercializadas com o nome da empresa Schering-Plough, mesmo que se apresentem como dentro da validade, são falsas, diz a agência.

Durateston é indicado no tratamento de reposição de testosterona em homens portadores de condições associadas com hipogonadismo primário e secundário, tanto congênito quanto adquirido, quando houver confirmação de deficiência de testosterona por características clínicas e testes bioquímicos.

O Deca-Durabolin pertence ao grupo de medicamentos conhecidos como esteroides anabolizantes. O produto ajuda a reconstruir os tecidos que se tornaram fracos por causa de uma doença crônica ou danos graves.

A Anvisa orienta que a população adquira medicamentos apenas em estabelecimentos devidamente regularizados, sempre dentro da embalagem completa e peça nota fiscal. No caso desses dois medicamentos, o fabricante regular é a Aspen Pharma.

“Em caso de identificação de unidades dos medicamentos com suspeita de falsificação, a população não deve utilizar o produto e deve entrar em contato com a Aspen Pharma para verificação da autenticidade do produto. Comuniquem, também, o fato imediatamente à Agência, preferencialmente por meio do sistema Notivisa”, recomenda a agência.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Estireno: Pneumologista alerta para riscos à saúde após vazamento de gás no Distrito Industrial de Manaus

Especialista explica os principais sintomas causados pela exposição ao estireno e orienta quando é necessário procurar atendimento médico.

há 7 minutos

Manaus

Funcionários da Elgin passam mal e são socorridos após inalar estireno no Distrito Industrial de Manaus

Trabalhadores apresentaram sintomas de mal-estar na tarde desta quinta-feira (16).

há 7 minutos

Amazonas

Âmbar Energia anuncia desligameanto programado em três municípios do Amazonas

Interrupção programada ocorrerá no domingo para instalação de um novo transformador na Subestação de Silves.

há 17 minutos

Manaus

Gás tóxico que vazou em Manaus já matou 12 pessoas em incidente na Índia

Substância liberada em petroquímica no Distrito Industrial é a mesma envolvida no acidente de Visakhapatnam, em 2020.

há 44 minutos

Mundo

EUA ameaçam ampliar sanções se Brasil aplicar Lei da Reciprocidade contra tarifa de 25%

Governo norte-americano afirma que novas medidas comerciais poderão ser adotadas caso o Brasil responda com sobretaxas aos EUA.

há 49 minutos