A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Aprovada ajuda de custo a pacientes do SUS para atendimento em outra cidade

O valor do benefício será reajustado anualmente de acordo com a inflação.

Por Hugo Guimarães

07/09/2018 às 12:25 - Atualizado em 11/09/2018 às 12:41

Foi aprovado em Plenário nesta quarta-feira (5) o projeto que garante ajuda de custo a pacientes do SUS que necessitem de tratamento fora da cidade onde vivem. O PLS 264/2017, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), prevê o pagamento para os gastos do paciente com alimentação, transporte e hospedagem. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

Graças a um acordo de líderes, intermediado pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, foi aprovada uma emenda supressiva ao texto para deixar claro que os recursos para pagamento da ajuda de custo serão de responsabilidade apenas da União. Foi retirado do artigo 19 o trecho que previa, caso necessário, a complementação dos recursos por fundos dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

PUBLICIDADE

— Eu não incluiria uma matéria que fosse ainda mais sobrecarregar os municípios brasileiros em relação a qualquer nova despesa. Eu sou municipalista assumido. Então, não faria isso — afirmou Eunício.

A aprovação da emenda permitiu a aprovação da iniciativa sem a necessidade de análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), como defendiam os senadores Sérgio Petecão (PSD-AC) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo.

Randolfe Rodrigues agradeceu a aprovação da proposta.

— Esse projeto cumpre a Constituição, que diz que saúde é direto de todos e dever do Estado. O tratamento fora de domicilio é direito dos cidadãos brasileiros, principalmente daqueles de estado que não tem todo o atendimento médico disponível, como os do meu estado, o Amapá.

PUBLICIDADE

Como funciona

Pelo projeto, o benefício valerá para deslocamentos superiores a 50 km. Para ter o direito garantido, é necessária a indicação médica de tratamento em outra unidade mais distante e a autorização do gestor municipal ou estadual do SUS, aliada à garantia do atendimento na outra cidade. A ajuda só poderá ser paga após esgotados todos os meios de tratamento na cidade onde reside o paciente. Um acompanhante também poderá ter direito a ajuda, caso solicitado.

A legislação do SUS já prevê ajuda de custo aos pacientes que precisem se deslocar para outro município para obter tratamento de saúde, por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), previsto na Portaria 55/1999, do Ministério da Saúde. Contudo, segundo Randolfe, o benefício previsto é muito restrito, não sofre reajuste desde sua criação e pode ser extinto a qualquer momento. Por esses motivos, ele deseja regulamentar e aprimorar esse auxílio no âmbito da lei.

O texto aprovado estabelece que os valores pagos pela União serão pactuados entre os gestores do SUS e padronizados nacionalmente. O valor do benefício será reajustado anualmente de acordo com a inflação.

O projeto também determina que pacientes e acompanhantes que não conseguirem o acesso à ajuda de custo em tempo de realizar o tratamento necessário terão direito a restituição de suas despesas baseada nos valores fixados do benefício.

Fonte:Agencia Senado

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Moraes amplia autorização de deslocamento de Daniel Silveira durante feriados prolongados

Decisão ajusta regras de monitoramento eletrônico e permite permanência do ex-deputado em Petrópolis durante períodos de folga prolongada.

há 19 minutos

Brasil

Ônibus com pacientes de hospital é sequestrado e vítimas são feitas reféns

Pai do próprio sequestrador estava entre as vítimas.

há 20 minutos

Brasil

PF investiga Banco Digimais do bispo Edir Macedo por suspeita de fraude milionária e manipulação de balanços

Operação Miragem apura esquema que teria ocultado rombo financeiro e levou ao bloqueio de R$ 670 milhões.

há 27 minutos

Parintins 2026

Festival de Parintins 2026: Troca de alimentos por pulseiras para a Festa dos Visitantes já começou

Moradores e turistas podem garantir acesso ao evento mediante a doação de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 33 minutos

Parintins 2026

Festival de Parintins 2026: SEPcD inicia entrega de credenciais para Espaço Acessível

Pessoas com deficiência inscritas no programa poderão retirar as credenciais entre os dias 26 e 28 de junho no Bumbódromo.

há 40 minutos