Pesquisar por em AM POST

Saúde

CIB aprova habilitação de 30 leitos de suporte ventilatório pulmonar para sete municípios do interior

Os leitos aprovados na Comissão Intergestores Bipartite estão em Manicoré, Borba, Humaitá, Nhamundá, Itacoatiara, Eirunepé e Coari.

  • Por AM POST

  • 29/03/2021 às 21:44

  • Leitura em três minutos

Redação AM POST

A Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB/AM) aprovou, nesta segunda-feira (29/03), durante a 258ª reunião Ordinária da Comissão, oito pautas referentes a ações de saúde pública nos municípios do estado. Dentre as pautas está a que dispõe sobre a habilitação de 30 leitos de suporte ventilatório pulmonar, para atendimento exclusivo dos pacientes da Covid-19, nos municípios de Manicoré, Borba, Humaitá, Nhamundá, Itacoatiara, Eirunepé e Coari. A reunião aconteceu por videoconferência.

PUBLICIDADE

Foi aprovada a habilitação de dois leitos de suporte ventilatório pulmonar para os municípios de Manicoré, Borba e Nhamundá; quatro para Eirunepé; seis para Itacoatiara e Coari; e oito para Humaitá. Conforme o secretário executivo de Assistência do Interior (Seai/SES-AM), Cássio Espírito Santo, tudo o que os secretários municipais pediram foi acatado.

“O Governo do Estado, a SES-AM, tem empenhado todos os esforços para atender da melhor forma possível o interior do Estado. Tudo o que as secretarias municipais nos pedem, estando em concordância com Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas), Cosems e demais órgãos reguladores, está sendo providenciado. Nossa intenção é garantir o máximo dessa assistência”, afirmou.

A reunião aprovou também o incremento em 20% nos valores da tabela de contribuição dos municípios ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems/AM). Aprovou a vacinação contra a Covid-19 de pessoas entre 60 e 64 anos e indígenas da etnia Waimiri-Atroari, naturais dos municípios de Novo Airão e Presidente Figueiredo.

PUBLICIDADE

A vacinação contra a Covid-19, de pessoas entre 60 e 69 anos e a estratégia de ampliação da cobertura vacinal, por meio de remanejamento de doses de vacina em Manaus, e sobre a vacinação de pessoas entre 60 e 64, conforme a disponibilidade de doses destinadas ao Estado do Amazonas, também foi pauta aprovada na reunião.

A reunião convalidou, por unanimidade, sobre a vacinação do Grupo Prioritário Fase 4, das Forças de Segurança e Salvamento. Durante a reunião foi solicitado o credenciamento de equipes do Programa Mais Médicos, ao Ministério da Saúde, para os municípios de Lábrea e Canutama, e o credenciamento de Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF) para Itapiranga.

PUBLICIDADE

Glaucoma – Durante a reunião da CIB foi tratado ainda sobre a desabilitação da empresa Vision Clinica de Olhos Ltda, no que se refere à dispensação de medicamentos para o tratamento do glaucoma, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de 16/04.

A empresa continuará realizando diagnósticos e exames, e a dispensa de medicamentos passa a ser feita da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

PUBLICIDADE

Sobre a CIB – A CIB é a instância colegiada, que reúne secretários municipais e a gestão estadual, para traçar estratégias e deliberar sobre a execução das ações e serviços de saúde.

*Com informação da Assessoria de Imprensa

O AM Post apoia a causa autista
blank

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

- Lu Lena

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank