Saúde

Saúde


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Distrito Federal pedirá apoio do Exército para combater a dengue

Vacinação começará em fevereiro.

26/01/2024 às 11:10

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal está buscando apoio do Exército Brasileiro para intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Em meio a uma crescente preocupação com a explosão de casos de dengue na região, a secretária de Saúde do DF, Luciene Florêncio, anunciou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (25) a intenção de ampliar a frente de batalha contra o mosquito.

PUBLICIDADE

O governo do Distrito Federal declarou situação de emergência na saúde pública devido ao aumento exponencial de casos de dengue. O decreto foi emitido em edição extra do Diário Oficial do DF também nesta quinta-feira.

Os números alarmantes revelam um aumento de 646% nos casos de dengue nas três primeiras semanas de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. A Secretaria de Saúde registrou 17.150 ocorrências suspeitas da doença, das quais 16.628 são consideradas casos prováveis. Em contraste, no ano anterior foram registrados 2.154 casos prováveis.

Segundo o boletim epidemiológico, a região administrativa da Ceilândia lidera em número de casos, com 3.963 ocorrências, seguida por Sol Nascente/Pôr do Sol (1.110), Brazlândia (1.045) e Samambaia (997). Três mortes relacionadas à doença foram confirmadas até o momento em 2024.

Enquanto isso, o Ministério da Saúde anunciou que 521 municípios brasileiros, incluindo Brasília, foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. Essas cidades compõem 37 regiões de saúde consideradas endêmicas para a doença.

As regiões selecionadas atendem a critérios específicos, incluindo alta transmissão de dengue no período 2023-2024 e predominância do sorotipo DENV-2. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão vacinados, sendo esse grupo responsável por um grande número de hospitalizações devido à dengue nos últimos anos.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro acusa Moraes e Flávio Dino de tentar substituir papel do TSE nas eleições de 2026

Pré-candidato do PL diz que ministros do STF interferem no processo eleitoral.

há 4 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro reage após foto com investigado do caso Banco Master: “Tiro foto com todo mundo”

Pré-candidato à Presidência afirmou que não sabe se a imagem é verdadeira e disse que, caso seja, não tem como conhecer todas as pessoas.

há 25 minutos

Manaus

Corpo de Bombeiros diz que vazamento de estireno está sob controle e descarta risco à população em Manaus

Não houve vítimas e equipes seguem resfriando o produto para interromper completamente o vazamento.

há 26 minutos

Manaus

Bombeiros combatem vazamento de gás tóxico há mais de três horas na Innovar no Distrito Industrial de Manaus

Funcionários de empresas vizinhas foram evacuados por precaução.

há 36 minutos

Política

Adjuto Afonso diz que votos contrários à sua eleição na Aleam seguiram orientação partidária

Novo presidente da Assembleia Legislativa afirma que deputados da oposição votaram contra sua eleição por determinação dos partidos.

há 37 minutos