A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Governos Estadual e Federal unem forças para ajudar o interior do Amazonas no enfrentamento à Covid-19

A parceria vai viabilizar oferta de teste RT-PCR para a testagem dos pacientes sintomáticos, com o objetivo de fazer o tratamento precoce e quebrar da cadeia de transmissão do vírus.

Por Hugo Guimarães

03/02/2021 às 19:33

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O modelo de atuação conjunta tripartite, quem vem sendo adotado pelos três níveis de governo, para ajudar Manaus no enfrentamento à pandemia de Covid-19, também está sendo adotado no interior do Amazonas. Nesta quarta-feira (03/02), uma comitiva formada por integrantes do Governo Estadual e Federal esteve em Itacoatiara, distante 270 quilômetros de Manaus, para discutir um plano de ação de suporte ao município, o qual deverá se estender para outros municípios que enfrentam dificuldades na rede hospitalar.

Aporte financeiro federal – de R$ 507 mil fundo a fundo – e também do Estado, com a liberação da primeira parcela do FTI a definir valor; apoio técnico para ampliação da rede de assistência; mais equipamentos, como respiradores e monitores; uma usina de 20 metros cúbicos/hora; medicamentos; e testagem em massa; foram algumas das medidas anunciadas pelo secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, e pelo assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Cascavel.

Eles se reuniram com o prefeito Mário Abrahim, vereadores e com os gestores de saúde do município e visitaram o hospital José Mendes, onde será montada uma tenda de triagem para atendimento e testagem de pacientes. A parceria vai viabilizar oferta de teste RT-PCR para a testagem dos pacientes sintomáticos, com o objetivo de fazer o tratamento precoce e quebrar da cadeia de transmissão do vírus.

Marcellus Campêlo, que estava acompanhado do secretário de Saúde do interior, Cassio Roberto do Espírito Santo, explicou que as ações já vinham sendo articuladas pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que esteve, recentemente, por duas vezes, em Itacoatiara para ajudar o município a reestruturar a sua rede de saúde.

PUBLICIDADE

Na nova reformulação da rede, haverá mudança no fluxo de atendimento. O Hospital José Mendes será exclusivo para Covid-19 e a UPA 24 Horas Enfermeira Rachel Fonseca ficará com as outras demandas de atendimento.

O assessor do MS, Airton Cascavel, ressaltou a soma de esforços para ajudar o interior; e disse que a missão é de apoio e suporte às ações do município, que tem autonomia de gestão para organizar seu sistema de saúde.

“Vamos tratar aqui, o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual com a Prefeitura, de juntarmos as forças e, juntos, melhoramos o atendimento. Precisamos melhorar a gestão. Nós vamos trazer pessoas, o Ministério (da Saúde) para ajudar a Prefeitura, e a secretaria estadual vai ajudar na administração do hospital, vamos fazer com que tenha suporte ventilatório para as pessoas. O intuito é de ajudar e trazer experiências, ajudar o município na gestão”, disse.

Par ele, a solução começa no atendimento básico e nas medidas de proteção individual. “Se nós não tratarmos os primeiros sintomas, 50% das pessoas que chegam em UTI vão a óbito”.

*Com informação da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Polícia

Policial Militar é preso suspeito de exploração sexual de menor em Manaus

Vítima foi localizada durante diligências policiais e recebeu acompanhamento especializado após o resgate.

há 8 minutos

Amazonas

Concurso da Aleam é homologado e aprovados aguardam nomeações que podem começar em julho

Homologação do certame conclui etapa administrativa e abre caminho para convocação dos candidatos aprovados na Aleam.

há 24 minutos

Brasil

Como pagamentos e assinaturas facilitam vendas recorrentes

Modelo de pagamentos recorrentes ganha espaço entre empresas que buscam previsibilidade financeira e maior fidelização dos clientes.

há 28 minutos

Brasil

OAB-SP pede cela especial ou prisão domiciliar para Deolane Bezerra, investigada por lavagem de dinheiro para o PCC

Entidade solicita transferência da influenciadora para Sala de Estado-Maior ou prisão domiciliar.

há 33 minutos

Manaus

Casal fica ferido após motocicleta ser atingida por carros em possível racha na Djalma Batista

Vítimas foram socorridas com escoriações e suspeitas de fraturas após colisão envolvendo dois carros e uma motocicleta.

há 38 minutos