A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Livros curtos ganham destaque entre leitores que buscam fugir da ansiedade e da falta de tempo

Estilo literário mais enxuto cresce em popularidade diante de uma realidade de desconcentração e rotinas sobrecarregadas

Por michael

14/07/2025 às 15:09 - Atualizado em 05/08/2025 às 11:06

livros curtos

Livros curtos ganham destaque entre leitores que buscam fugir da ansiedade e da falta de tempo – Foto: Freepik

Saúde – No cenário literário contemporâneo, obras de menor extensão têm se destacado como alternativas eficazes para quem enfrenta a falta de tempo, a ansiedade e a dificuldade de concentração. Como destacou O Globo em reportagem recente, editoras e leitores têm priorizado livros curtos — obras ágeis, diretas e emocionalmente potentes — como uma resposta a tempos de estímulos excessivos e leitura fragmentada.

PUBLICIDADE

Entre os autores e títulos que estão ganhando protagonismo nesse nicho estão nomes como Édouard Louis, Annie Ernaux, Ailton Krenak e Conceição Evaristo, cujas obras combinam intensidade narrativa com objetividade formal, conquistando leitores exigentes em busca de profundidade com economia de palavras.

Literatura que cabe na vida moderna

O movimento não é apenas estético — ele responde a um novo comportamento de leitura. Em tempos de redes sociais, notificações constantes e multitarefas, muitos leitores relatam que livros curtos os ajudam a manter o hábito da leitura em meio à rotina.

Editoras também têm percebido a preferência por romances enxutos, novelas e coletâneas de contos, que não exigem longos períodos de imersão e permitem uma conclusão rápida, o que aumenta a sensação de realização entre os leitores.

Leia também: Como aliviar a ansiedade no trabalho com 6 passos simples

PUBLICIDADE

Livros para pensar, sentir e entender o mundo

Enquanto isso, na coluna Era outra vez, Bruno Molinero analisa o livro infantil “A garrafa do papai” (Piu), que trata com coragem e sensibilidade o tema do alcoolismo no ambiente familiar, voltado ao público infantojuvenil.

Em outro artigo, o colunista Hélio Schwartsman destaca “O primeiro leitor” (Companhia das Letras) como “um livro para quem gosta de livros”, celebrando a metalinguagem e o amor pela leitura.

Novidades na Europa e tendências filosóficas

O Estadão trouxe reportagem sobre o novo roteiro turístico de Amsterdã, que utiliza inteligência artificial para recriar o percurso de Anne Frank com áudio e animações imersivas ao longo de 7km, conectando tecnologia e memória histórica.

A mesma publicação destacou o crescente interesse editorial por obras de Estoicismo, filosofia que tem sido reinterpretada como uma ferramenta prática para lidar com o estresse moderno. Foram listados cinco títulos essenciais para quem deseja conhecer ou se aprofundar nesse campo do pensamento clássico.

Por: Mayara Leite – Estudante de Jornalismo do 5º semestre.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 3 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 4 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 5 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 5 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 5 horas