Saúde

Saúde


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ministério da Saúde aponta 8 casos de bebês com microcefalia no AM

Segundo dados, 12 registros estão em investigação. Desde 2015, 25 casos foram notificados.

Por Natan AMPOST

08/07/2016 às 15:07 - Atualizado em 09/07/2016 às 13:13

O Ministério da Saúde divulgou, na quinta-feira (7), novos dados sobre a microcefalia no Brasil. De acordo com o levantamento, o Amazonas tem oito casos confirmados e 12 em investigação. A pesquisa foi feita com base nos dados informados pelos estados até o dia 2 de julho.

PUBLICIDADE

Nos casos confirmados, as crianças apresentam alterações típicas e indicativas de infecção congênita, como: calcificações cerebrais, alterações ventriculares e de fossa posterior entre outros sinais clínicos observados em testes laboratoriais ou de imagem.

Entre 2015 e 2016, 25 suspeitas de microcefalia no Amazonas foram notificados ao Ministério da Saúde. Do total, cinco foram descartados após exames laboratoriais e 12 continuam em investigação.

Ministério da Saúde, no entanto, ressalta que esse número não representa, adequadamente, a totalidade dos casos relacionados ao vírus da zika. Em Manaus, há um caso de microcefalia relacionado ao Zika.

Não há informações se os casos foram todos em Manaus ou se envolve outros municípios.
O Ministério da Saúde ressalta que está investigando todos os casos de microcefalia informados pelos estados, além da possível relação com o vírus Zika e outras infecções congênitas.

PUBLICIDADE

A microcefalia pode ter como causa, diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose, Outros Agentes Infecciosos, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.

A pasta orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Fonte: G1

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Polícia

Polícia divulga foto de suspeito de feminicídio e pede ajuda para localizá-lo em Manaus

Paulo da Silva Tavares é procurado pela DEHS por suspeita de matar Larissa Araújo, de 28 anos, por asfixia.

há 1 minuto

Polícia

Jovem pensa ter encontrado um coco, mas se depara com crânio humano em mata de Manaus

Resto humano foi localizado por uma família que procurava frutas em uma área de mata no bairro Cidade de Deus; Polícia Civil investigará o caso.

há 14 minutos

Brasil

Câmara diz ao ministro Flávio Dino que emendas parlamentares seguiram regras e nega irregularidades

Manifestação foi enviada a Dino, relator de processo sobre emendas.

há 35 minutos

Amazonas

Deputado Mário César Filho leva debate sobre inclusão de autistas e PcDs ao interior do Amazonas

Mário César Filho percorreu Pauini, Boca do Acre e Canutama para apresentar iniciativas.

há 40 minutos

Brasil

Governo regulamenta trabalho no comércio em feriados; veja o que muda para empresas e trabalhadores

A portaria entra em vigor imediatamente após publicação no Diário Oficial da União.

há 45 minutos