Saúde

Saúde


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ministério da Saúde define estratégia de vacinação contra a dengue para esta semana

Imunização de crianças e jovens de 10 a 14 anos começa este mês.

05/02/2024 às 11:50

Vacina contra a dengue será distribuída para 521 municípios brasileiros

Divulgação

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta segunda-feira (5), durante sua visita ao Rio de Janeiro, que o Ministério da Saúde irá definir o calendário de vacinação contra a dengue nesta semana. A imunização, inicialmente direcionada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, terá início ainda neste mês nos municípios selecionados.

“Nós iremos priorizar a faixa etária de 10 a 14 anos nos municípios que registraram nos últimos anos um quadro mais acentuado de dengue, especialmente onde o sorotipo 2 é mais prevalente, uma vez que está associado à recente explosão de casos e agravamentos”, explicou a ministra.

Trindade ressaltou que, embora a vacina seja uma ferramenta importante no combate à dengue, seus efeitos não serão imediatos. Por isso, enfatizou a necessidade de eliminar os focos de água parada dentro das residências, que são locais propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue.

“A vacina, neste momento, não oferece uma solução imediata devido ao intervalo de três meses entre as doses. É uma estratégia progressiva que esperamos que, no futuro, contribua significativamente para o controle da dengue e reduza seu impacto como um problema de saúde pública”, acrescentou.

Além da vacinação, o Ministério da Saúde conduzirá pesquisas em algumas áreas para avaliar a eficácia da imunização. Trindade destacou o esforço nacional liderado pelo Ministério para expandir o acesso à vacina atualmente aprovada pela Takeda, bem como para avaliar a vacina candidata desenvolvida pelo Instituto Butantan, que recentemente apresentou resultados promissores em estudos de fase 3.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Funcionários de empresas próximas a vazamento químico são evacuados no Distrito Industrial de Manaus

Medida preventiva foi adotada após o vazamento de estireno em uma indústria da região.

há 14 minutos

Manaus

Moradores relatam forte cheiro em Manaus após vazamento de produto químico na Innova, no Distrito Industrial

Incidente mobilizou o Corpo de Bombeiros, provocou evacuação de empresas vizinhas e gerou reclamações de moradores.

há 20 minutos

Manaus

Vazamento de produto químico: autoridades orientam população sobre como agir em caso de exposição

SES-AM, FVS-RCP e Corpo de Bombeiros divulgaram recomendações para moradores próximos ao vazamento.

há 22 minutos

Manaus

Funcionários passam mal após inalar gás tóxico em empresa do Distrito Industrial de Manaus

Corpo de Bombeiros e equipes de emergência foram acionados após pessoas passarem mal.

há 33 minutos