Saúde

Saúde


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mpox: estudo questiona eficácia de principal antiviral usado no tratamento

Dados do ensaio clínico STOMP indicam que o tecovirimat não acelerou a cicatrização das lesões; São Paulo lidera casos no Brasil em 2026.

Por michael

17/03/2026 às 03:57 - Atualizado em 17/03/2026 às 06:50

paciente com lesoes de mpox e embalagem do medicamento antiviral tecovirimat em contexto de estudo clinico
Estudo mostra que antiviral mais usado contra Mpox não é eficaz

Resumo

O antiviral tecovirimat não superou o placebo em testes clínicos recentes, falhando em acelerar a cura das lesões ou reduzir a carga viral em pacientes com mpox. A descoberta, detalhada no estudo STOMP, surge em um momento de atenção no Brasil, que já soma 149 casos da doença nos primeiros meses de 2026, com forte concentração no estado de São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resultados do estudo clínico STOMP

Uma nova evidência científica coloca em xeque a utilidade do tecovirimat no combate direto à mpox. O ensaio clínico STOMP, cujos resultados foram divulgados pelo New England Journal of Medicine, avaliou 344 adultos com sintomas leves ou moderados provocados pelo clado II do vírus. Durante 14 dias, parte dos voluntários recebeu o antiviral e outra parte recebeu placebo, mas a diferença nos desfechos clínicos foi estatisticamente irrelevante.

A recuperação completa, marcada pela cicatrização das feridas na pele, ocorreu em 83% do grupo tratado com a droga, número quase idêntico aos 84% registrados no grupo de controle. Além disso, a escala de dor relatada pelos pacientes e o tempo de eliminação do vírus do organismo não apresentaram melhoras significativas com o uso do medicamento. Esses dados reforçam achados anteriores do estudo PALM007, realizado na República Democrática do Congo, que já havia apontado ineficácia semelhante contra o clado I da doença.

Panorama da mpox no Brasil em 2026

Enquanto a ciência busca alternativas terapêuticas eficazes, o monitoramento epidemiológico no Brasil revela uma distribuição geográfica desigual da doença. Das 149 notificações registradas entre casos confirmados e prováveis no início deste ano, o estado de São Paulo concentra 93 ocorrências, o que representa 66% do índice nacional. O Rio de Janeiro aparece na sequência, com 18 registros, seguido por Roraima, com 11 casos.

Apesar do volume de diagnósticos, o Ministério da Saúde ressalta que o Sistema Único de Saúde (SUS) mantém estrutura para acolhimento e diagnóstico, descartando, por ora, um cenário de crise sanitária. O comparativo anual mostra uma tendência de controle: em 2025, o país encerrou o período com 1.079 casos e dois óbitos; em 2026, até o momento, nenhuma morte por mpox foi confirmada em território brasileiro.

Lacunas na pesquisa e populações vulneráveis

Especialistas alertam que, embora o tecovirimat não tenha mostrado benefícios para adultos saudáveis com quadros leves, os estudos ainda não são conclusivos para grupos de alto risco. Pessoas imunocomprometidas, gestantes e crianças foram sub-representadas nas amostras das pesquisas STOMP e PALM007. Essa lacuna impede uma resposta definitiva sobre o uso do antiviral em pacientes que possuem maior chance de desenvolver complicações graves.

Atualmente, a gestão da mpox foca no suporte clínico e no isolamento para evitar a transmissão. Com o enfraquecimento das evidências favoráveis ao tecovirimat, a comunidade médica aguarda novas diretrizes que possam preencher o vazio deixado pela falta de um tratamento antiviral de eficácia comprovada para a rotina ambulatorial.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Jovem morre após cair de motocicleta e bater a cabeça em sarjeta na zona Leste de Manaus

Vítima não usava capacete e morreu no local do acidente, registrado na tarde desta terça-feira (14), no bairro João Paulo.

há 6 minutos

Polícia

Polícia divulga imagens e procura dupla suspeita de assaltar ônibus da linha 560 em Manaus; veja o vídeo

Crime aconteceu no Centro da capital. Suspeitos renderam o cobrador e fugiram com dinheiro, celular e outros pertences.

há 18 minutos

Manaus

Carro capota após colisão no Parque 10 e deixa feridos em Manaus

Acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (14), no bairro Parque 10. As vítimas receberam atendimento do Samu no local.

há 23 minutos

Brasil

Horror: Namorado da mãe é preso por estuprar e matar uma bebê de 10 meses

Tragédia ocorreu no apartamento onde a família estava; suspeitos são namorado e primo do namorado, e a mãe prestou socorro inicial antes de levar a criança ao atendimento médico.

há 52 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro aciona OAB após ser impedido por Alexandre de Moraes de visitar o pai

Senador acusa ministro do STF de cerceamento do exercício da advocacia e tentativa de interferência eleitoral após suspensão de visitas por 90 dias.

há 56 minutos