Saúde

Saúde


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mpox: estudo questiona eficácia de principal antiviral usado no tratamento

Dados do ensaio clínico STOMP indicam que o tecovirimat não acelerou a cicatrização das lesões; São Paulo lidera casos no Brasil em 2026.

Por michael

17/03/2026 às 03:57 - Atualizado em 17/03/2026 às 06:50

paciente com lesoes de mpox e embalagem do medicamento antiviral tecovirimat em contexto de estudo clinico
Estudo mostra que antiviral mais usado contra Mpox não é eficaz

Resumo

O antiviral tecovirimat não superou o placebo em testes clínicos recentes, falhando em acelerar a cura das lesões ou reduzir a carga viral em pacientes com mpox. A descoberta, detalhada no estudo STOMP, surge em um momento de atenção no Brasil, que já soma 149 casos da doença nos primeiros meses de 2026, com forte concentração no estado de São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resultados do estudo clínico STOMP

Uma nova evidência científica coloca em xeque a utilidade do tecovirimat no combate direto à mpox. O ensaio clínico STOMP, cujos resultados foram divulgados pelo New England Journal of Medicine, avaliou 344 adultos com sintomas leves ou moderados provocados pelo clado II do vírus. Durante 14 dias, parte dos voluntários recebeu o antiviral e outra parte recebeu placebo, mas a diferença nos desfechos clínicos foi estatisticamente irrelevante.

A recuperação completa, marcada pela cicatrização das feridas na pele, ocorreu em 83% do grupo tratado com a droga, número quase idêntico aos 84% registrados no grupo de controle. Além disso, a escala de dor relatada pelos pacientes e o tempo de eliminação do vírus do organismo não apresentaram melhoras significativas com o uso do medicamento. Esses dados reforçam achados anteriores do estudo PALM007, realizado na República Democrática do Congo, que já havia apontado ineficácia semelhante contra o clado I da doença.

Panorama da mpox no Brasil em 2026

Enquanto a ciência busca alternativas terapêuticas eficazes, o monitoramento epidemiológico no Brasil revela uma distribuição geográfica desigual da doença. Das 149 notificações registradas entre casos confirmados e prováveis no início deste ano, o estado de São Paulo concentra 93 ocorrências, o que representa 66% do índice nacional. O Rio de Janeiro aparece na sequência, com 18 registros, seguido por Roraima, com 11 casos.

PUBLICIDADE

Apesar do volume de diagnósticos, o Ministério da Saúde ressalta que o Sistema Único de Saúde (SUS) mantém estrutura para acolhimento e diagnóstico, descartando, por ora, um cenário de crise sanitária. O comparativo anual mostra uma tendência de controle: em 2025, o país encerrou o período com 1.079 casos e dois óbitos; em 2026, até o momento, nenhuma morte por mpox foi confirmada em território brasileiro.

Lacunas na pesquisa e populações vulneráveis

Especialistas alertam que, embora o tecovirimat não tenha mostrado benefícios para adultos saudáveis com quadros leves, os estudos ainda não são conclusivos para grupos de alto risco. Pessoas imunocomprometidas, gestantes e crianças foram sub-representadas nas amostras das pesquisas STOMP e PALM007. Essa lacuna impede uma resposta definitiva sobre o uso do antiviral em pacientes que possuem maior chance de desenvolver complicações graves.

Atualmente, a gestão da mpox foca no suporte clínico e no isolamento para evitar a transmissão. Com o enfraquecimento das evidências favoráveis ao tecovirimat, a comunidade médica aguarda novas diretrizes que possam preencher o vazio deixado pela falta de um tratamento antiviral de eficácia comprovada para a rotina ambulatorial.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Eleições 2026

TSE muda regras para doações eleitorais em 2026; veja o que passa a valer nas campanhas

Novas normas simplificam doações via Pix, ampliam a transparência das contas e reforçam regras de fiscalização para candidatos.

há 40 minutos

Eleições 2026

Convenção oficializa candidaturas de Roberto Cidade ao Governo e Wilson Lima ao Senado nesta terça-feira

Federação União Progressista e Podemos realizam convenção conjunta em Manaus para homologar candidaturas majoritárias.

há 1 hora

Polícia

Mãe de jovem morto em abordagem policial protesta e pede revogação da liberdade de PM em Manaus

Familiares realizaram manifestação nesta segunda-feira (3) e cobram Justiça pela morte de Carlos André Almeida Cardoso, de 19 anos.

há 1 hora

Amazonas

TCE-AM julga 164 processos em sessão do Tribunal Pleno nesta terça-feira

Sessão será presidida pela conselheira Yara Amazônia Lins e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais.

há 2 horas

Política

Convenção petista que lançou chapa Omar e Alessandra teve pouco espaço para mulheres falarem: “Uma candidata teve que roubar o microfone”

Petista disse que as mulheres tiveram pouco espaço na convenção e algumas brigaram pelo microfone.

há 2 horas