A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Novo estudo científico traz resultados promissores sobre vacina brasileira contra a dengue

Eficácia é quase igual a encontrada nos ensaios clínicos da vacina do laboratório japonês Takeda.

Por Hugo Guimarães

01/02/2024 às 09:52

Foto: Reprodução

Um estudo científico divulgado nesta quarta-feira (31) revelou dados animadores sobre a eficácia da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. Publicado na prestigiosa revista científica “New England Journal of Medicine (NEJM)”, o estudo apontou uma eficácia geral de 79,6% na prevenção da doença.

PUBLICIDADE

Os resultados obtidos são comparáveis aos ensaios clínicos da Qdenga, vacina contra a dengue produzida pelo laboratório japonês Takeda, que será disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ainda este ano em duas doses. A grande vantagem da vacina brasileira é que ela será administrada em dose única, facilitando o programa de imunização.

O estudo, que acompanhou mais de 16 mil indivíduos em todo o Brasil ao longo de três anos, demonstrou uma eficácia notável em pessoas com e sem exposição prévia ao vírus da dengue. A vacina mostrou uma eficácia de 89,2% em indivíduos previamente infectados e 73,6% naqueles que nunca haviam entrado em contato com o vírus.

Além disso, a Butantan-DV, como é chamada a vacina, também se mostrou altamente eficaz na redução do risco de contrair dengue sintomática causada pelos sorotipos 1 e 2 da doença.

Um aspecto significativo do estudo foi a observação da eficácia da vacina em diferentes faixas etárias. A vacina apresentou eficácia de 80,1% entre crianças de 2 a 6 anos, 77,8% entre jovens de 7 a 17 anos e impressionantes 90% entre adultos de 18 a 59 anos.

O Instituto Butantan tem trabalhado no desenvolvimento dessa vacina por mais de uma década, em colaboração com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIH). O estudo avançou para a fase 3 em 2016 e atualmente está na fase de acompanhamento. A previsão é de que todos os participantes completem cinco anos de acompanhamento ainda este ano.

Os resultados das fases anteriores do estudo foram igualmente promissores. Na fase 1, a vacina demonstrou induzir a produção de anticorpos em 100% dos indivíduos previamente infectados e em mais de 90% daqueles sem exposição prévia ao vírus. Já na fase 2, tanto a vacina liofilizada desenvolvida pelo Instituto Butantan quanto a formulação original do NIH mostraram induzir uma resposta imunológica em pessoas com ou sem exposição prévia a todos os sorotipos da dengue.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Cartório fecha as portas após intervenção da Justiça e protesto de funcionários em Manaus

Corregedoria afirma que medida foi adotada após indícios de irregularidades e garante monitoramento para evitar prejuízos aos usuários.

há 1 minuto

Tecnologia

Redes sociais superam TV, jornais e portais como principal fonte de notícias no mundo, aponta estudo

Facebook, YouTube e TikTok lideram consumo de notícias, enquanto confiança na mídia tradicional atinge o menor nível já registrado.

há 10 minutos

Amazonas

UEA prorroga inscrições para especialização em ESG e Indústria 4.0 até julho

Curso de pós-graduação oferece 60 vagas para profissionais de diferentes áreas.

há 18 minutos

Manaus

Corregedor rebate denúncias e diz que intervenção em cartório de Manaus evita risco à prestação do serviço público

Nota oficial foi divulgada após protesto de funcionários que denunciaram demissões, assédio moral e irregularidades na gestão da unidade.

há 26 minutos

Amazonas

Mais de 41 mil estudantes do Amazonas confirmam inscrição para o Enem 2026

Resultado representa 78,4% dos concluintes do Ensino Médio da rede estadual

há 27 minutos