A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Pesquisa aponta redução da anemia em crianças de creches municipais com a utilização do NutriSUS

Prefeitura de Manaus, que utilizou o NutriSUS como suplemento alimentar para crianças de até 5 anos de idade, em cinco creches municipais, aponta que houve redução de anemia no universo pesquisado.

Por Hugo Guimarães

29/08/2018 às 18:57

A pesquisa “Estado nutricional e fatores de risco dos grupos biologicamente vulneráveis atendidos nos programas de nutrição materno-infantil”, desenvolvida pela Prefeitura de Manaus, que utilizou o NutriSUS como suplemento alimentar para crianças de até 5 anos de idade, em cinco creches municipais, aponta que houve redução de anemia no universo pesquisado.

“Não investimos somente em estrutura física e qualidade de ensino, temos investido também no aluno, no bem-estar deles, ainda mais na primeira infância, a fase de crescimento que mais precisa de cuidados e atenção. Ao aderirmos o NutriSUS, complementando a merenda escolar, estamos conseguindo acabar com a desnutrição e a anemia nas crianças das nossas creches, melhorando o aprendizado e fazendo com que elas cresçam com mais saúde e disposição”, ressaltou o prefeito Arthur Virgílio Neto, completando que a estratégia será ampliada para outras unidades.

PUBLICIDADE

Os resultados da pesquisa, coordenada pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), foram divulgados, nesta quarta-feira, 29/8, no auditório da sede da Semsa, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 1.695, em Adrianópolis.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destacou a importância da inclusão do NutriSUS, na suplementação da alimentação escolar das crianças das creches de Manaus. “É impressionante o impacto positivo desse processo e acredito que o programa possa transformar essas crianças em cidadãos bem-sucedidos com a melhoria da condição de saúde deles, motivada pela alimentação saudável“, disse Magaldi.

Pesquisa com NutriSUS

A pesquisa se iniciou no mês de março de 2017 e, durante nove meses, as crianças das creches receberam a suplementação. O NutriSUS, que garante a nutrição com micronutrientes em pó, acompanhou as refeições nos meses de março a julho e depois de setembro a dezembro de 2017. Participaram da pesquisa 178 crianças.

PUBLICIDADE

Em março, 17 crianças, ou seja, 9,5% estavam desnutridas. No fim da pesquisa, depois da utilização do NutriSUS, em dezembro, apenas 5 crianças estavam desnutridas, ou seja, 2,8% do total de participantes.

Segundo a coordenadora da pesquisa, a nutricionista da Semsa, Eliane Rodrigues, as vitaminas e minerais que compõem o NutriSUS contribuíram para diminuir a prevalência da anemia nas crianças. “Nós colhemos os pesos e as alturas das crianças e também fizemos a análise laboratorial. A comparação dos resultados nos mostrou o quanto a suplementação tornou melhor a saúde das crianças”, declarou.

Sobre a anemia

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 2 bilhões de pessoas no mundo são anêmicas, o que corresponde a 1/3 da população mundial. Em Manaus, 25% dos pré-escolares assistidos pelo Programa Médico da Família, encontravam-se anêmicos.

Ainda segundo Eliana, a pesquisa serve de base de informação para a continuidade da estratégia em outras creches municipais. “O que nós desejamos é que esses resultados possam motivar a continuidade da estratégia dentro das creches. Na medida em que essas crianças encontram a saúde nutricional o processo de ensino e aprendizagem torna-se muito mais rico e produtivo”, finalizou.

Com informações da assessoria de imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Moraes amplia autorização de deslocamento de Daniel Silveira durante feriados prolongados

Decisão ajusta regras de monitoramento eletrônico e permite permanência do ex-deputado em Petrópolis durante períodos de folga prolongada.

há 21 minutos

Brasil

Ônibus com pacientes de hospital é sequestrado e vítimas são feitas reféns

Pai do próprio sequestrador estava entre as vítimas.

há 23 minutos

Brasil

PF investiga Banco Digimais do bispo Edir Macedo por suspeita de fraude milionária e manipulação de balanços

Operação Miragem apura esquema que teria ocultado rombo financeiro e levou ao bloqueio de R$ 670 milhões.

há 29 minutos

Parintins 2026

Festival de Parintins 2026: Troca de alimentos por pulseiras para a Festa dos Visitantes já começou

Moradores e turistas podem garantir acesso ao evento mediante a doação de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 36 minutos

Parintins 2026

Festival de Parintins 2026: SEPcD inicia entrega de credenciais para Espaço Acessível

Pessoas com deficiência inscritas no programa poderão retirar as credenciais entre os dias 26 e 28 de junho no Bumbódromo.

há 42 minutos