Saúde

Saúde


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Planos de saúde terão que pagar exames de Zika a partir de hoje

Os exames são para gestantes, bebês de mães com diagnóstico de infecção, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo Zika.

Por Hugo Guimarães

06/07/2016 às 07:57 - Atualizado em 06/07/2016 às 14:27

A partir de hoje (6), os planos de saúde terão que cobrir obrigatoriamente três exames de detecção do vírus Zika para públicos específicos. Os procedimentos deverão ser disponibilizados para gestantes, bebês de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo Zika.

PUBLICIDADE

A escolha desses grupos levou em conta o risco de bebês nascerem com microcefalia devido à infecção da grávida pelo vírus durante a gestação. A microcefalia é uma malformação irreversível que pode comprometer o desenvolvimento da criança em diversos aspectos e vir associada, por exemplo, à surdez, a problemas de audição e no coração.

A norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece que os planos têm que oferecer o PCR, indicado para a detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG, para verificar se a pessoa teve contato com o Zika em algum momento da vida.

Normalmente, a ANS revê a cada dois anos o rol de procedimentos obrigatórios a serem cobertos pelos planos de saúde. A última revisão começou a valer em janeiro deste ano. Porém, no caso do exame de diagnóstico do vírus Zika, a incorporação dos testes laboratoriais ocorreu de forma extraordinária, segundo a agência reguladora, por se tratar de uma emergência em saúde pública decretada pela Organização Mundial da Saúde.

Os planos de saúde tiveram 30 dias para se adequar à nova regra.

Fonte: Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Polícia divulga foto de suspeito de feminicídio e pede ajuda para localizá-lo em Manaus

Paulo da Silva Tavares é procurado pela DEHS por suspeita de matar Larissa Araújo, de 28 anos, por asfixia.

há 2 minutos

Polícia

Jovem pensa ter encontrado um coco, mas se depara com crânio humano em mata de Manaus

Resto humano foi localizado por uma família que procurava frutas em uma área de mata no bairro Cidade de Deus; Polícia Civil investigará o caso.

há 15 minutos

Brasil

Câmara diz ao ministro Flávio Dino que emendas parlamentares seguiram regras e nega irregularidades

Manifestação foi enviada a Dino, relator de processo sobre emendas.

há 36 minutos

Amazonas

Deputado Mário César Filho leva debate sobre inclusão de autistas e PcDs ao interior do Amazonas

Mário César Filho percorreu Pauini, Boca do Acre e Canutama para apresentar iniciativas.

há 41 minutos

Brasil

Governo regulamenta trabalho no comércio em feriados; veja o que muda para empresas e trabalhadores

A portaria entra em vigor imediatamente após publicação no Diário Oficial da União.

há 46 minutos