A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

PNI prepara inclusão das vacinas de covid-19 no calendário de rotina

Proposta é imunizar grupos mais vulneráveis ao agravamento da doença.

21/09/2023 às 06:19 - Atualizado em 21/09/2023 às 08:44

Após a aplicação de mais de 540 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 em quase três anos, o Brasil está entrando em um período de transição na vacinação, passando das campanhas emergenciais para a imunização de rotina. A análise foi apresentada pelo diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, durante a Jornada Nacional de Imunizações realizada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) em Florianópolis.

PUBLICIDADE

O diretor destacou que os municípios trabalharam em uma campanha de vacinação contra a COVID-19 por quase três anos, mas as mudanças no cenário epidemiológico da doença tornam necessário incorporar essa vacina ao calendário do programa de imunização.

Em 2023, o Ministério da Saúde estendeu a vacinação com doses de reforço bivalentes para toda a população com mais de 12 anos. No entanto, a adesão foi baixa, mesmo entre os grupos prioritários. Enquanto 516 milhões de doses de vacinas monovalentes foram aplicadas no país, apenas 28 milhões de doses bivalentes foram administradas, sendo apenas 217 mil em adolescentes.

Para 2024, está em elaboração a proposta de um calendário de vacinação contra a COVID-19 na rotina de crianças com menos de 5 anos e doses de reforço periódicas pelo menos uma vez por ano para grupos de risco, como idosos, imunocomprometidos e gestantes, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Outros grupos, como profissionais de saúde e comunidades tradicionais, também podem ser incluídos.

Eder Gatti planeja iniciar uma estratégia de vacinação de rotina contra a COVID-19 no início de 2024 para substituir o caráter de excepcionalidade que ainda define o ritmo da imunização contra a doença.

Ele enfatiza a importância da vigilância constante das variantes do vírus, já que são elas que têm determinado as ondas de infecção desde o início da pandemia. Embora seja importante ter vacinas atualizadas contra essas variantes, a prioridade é garantir que a vacinação continue ocorrendo.

O diretor do PNI destaca que a OMS não especifica qual vacina deve ser usada, mas orienta como a composição da vacina deve ser. Ele adianta que o programa deve preferencialmente disponibilizar as vacinas mais recentes e atualizadas contra as variantes. “As próximas aquisições do Ministério da Saúde seguirão essa lógica, provavelmente com vacinas de RNA mensageiro e composições de acordo com as atualizações de licenciamento”, concluiu Gatti.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Parintins

Festa dos Visitantes 2026 abre reserva on-line de pulseiras neste sábado

Interessados deverão fazer cadastro pela internet e trocar a reserva por alimentos no dia do evento

há 34 minutos

Brasil

Extradição de Eduardo Bolsonaro gera tensão diplomática e pode colocar STF e governo Lula diante de novo revés internacional

Condenado pelo Supremo, ex-deputado vive nos Estados Unidos e eventual pedido de extradição pode enfrentar obstáculos jurídicos e políticos.

há 7 horas

Política

Comitê Anticorrupção cobra transparência e pede acesso a processo de cassação do vereador Rosinaldo Bual na Câmara de Manaus

Entidade quer acompanhar tramitação de representação apresentada após prisão do parlamentar em investigação sobre suposto esquema de rachadinha.

há 7 horas

Manaus

Guarda Municipal prende suspeito de tráfico e resgata gavião ferido em ações durante a madrugada em Manaus

Ações ocorreram nas zonas Leste e Norte da capital e envolveram combate ao tráfico de drogas e proteção da fauna silvestre.

há 8 horas

Esporte

Brasil vence o Haiti por 3 a 0, tem dois gols anulados e encaminha classificação na Copa do Mundo

Seleção Brasileira controlou a partida do início ao fim, marcou três vezes e ainda teve dois gols anulados pela arbitragem.

há 8 horas