Saúde

Saúde


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Postos de vacinação contra a Covid-19 passam a funcionar de segunda a sábado em Manaus

Confira quais são os postos de vacinação da Prefeitura de Manaus que funcionarão com esse novo horário.

Por Hugo Guimarães

05/02/2021 às 18:13

Redação AM POST

A Prefeitura de Manaus reorganizou o cronograma de atendimento para a imunização contra a Covid-19. A partir deste fim de semana, os nove postos montados nas diferentes zonas geográficas da capital, para vacinar idosos e trabalhadores da saúde, passam a funcionar de segunda a sábado, das 9h às 16h. A medida considerou os dados de demanda dos últimos dias e o avanço da cobertura dos grupos prioritários registrados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Estão sendo vacinados na etapa atual da campanha, as pessoas idosas com 75 anos ou mais, os idosos de 70 a 74 anos em condições especiais de saúde, e os trabalhadores da saúde dos grupos 1, 2 e 3, descritos na Nota Informativa nº 05/2021, da FVS-AM.

“O atendimento aos grupos prioritários segue em todos os postos de vacinação, sendo que os idosos contam com seis opções e os trabalhadores da saúde, com nove, porque três pontos são exclusivos para esse público”, destaca a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Até as 16h desta sexta-feira, o Vacinômetro da Covid-19, disponibilizado pela Prefeitura de Manaus, para acompanhamento on-line dos registros de vacinação lançados nos sistemas oficiais de informação, apontava o total de 49.453 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina, das quais 26.458 são idosos e 22.598, trabalhadores da saúde.

Também seguem sendo vacinadas as pessoas idosas das áreas rurais da capital e os idosos acamados, que recebem as doses no domicílio.

PUBLICIDADE

Nas instituições de longa permanência para esse público, a primeira etapa da campanha já foi concluída, com a vacinação de 156 pessoas com 60 anos ou mais, o mesmo ocorrendo nas aldeias indígenas, onde 233 pessoas receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

“Estamos avançando com a ampliação da imunização nos primeiros grupos e com a inclusão gradativa dos novos grupos considerados prioritários, seguindo rigorosamente os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, observa a secretária, ressaltando que diariamente é realizada a análise dos avanços e definidos os ajustes necessários para cada etapa da programação.

Novo grupo

Com a antecipação do cronograma original, os idosos de 70 a 74 anos começaram a ser vacinados nesta sexta-feira, 5/1. Como o município ainda não recebeu vacina para atender a totalidade da população desta faixa de idade, a prioridade é para os que se encontram em condições especiais de saúde, comprovadas por documentos como laudo, atestado ou receita médica.

Essas condições incluem Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Renal Crônica, diabetes (com dependência de insulina) e obesidade com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40. Além desses, estão contemplados os idosos dessa faixa etária, transplantados ou imunossuprimidos.

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, da Semsa (Devae), Marinélia Ferreira, destaca que os documentos são obrigatórios e devem ser originais, assim como os documentos pessoais (Identidade com foto e CPF).

PUBLICIDADE

“Não podemos vacinar as pessoas fora da faixa etária estabelecida ou que não tenham comprovação da condição de saúde que ateste o direito de receber a vacina neste momento, por isso orientamos que só se dirijam aos postos de vacinação aqueles que estiverem dentro dos critérios oficiais e com os documentos necessários”, orienta.

Confira quais são os postos de vacinação da Prefeitura de Manaus, com funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 16h:

Pessoas idosas e profissionais de saúde

Zona Norte

Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM
Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962 – bairro Colônia Terra Nova.

Zona Sul

Universidade Paulista (Unip) / Avenida Mário Ipiranga, 4.390 – bairro Parque 10 de Novembro
Centro Cultural dos Povos da Amazônia / Avenida Silves, 2.222- bairro Crespo

PUBLICIDADE

Zona Leste

Sesi – Clube do Trabalhador / Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – bairro São José I

Zona Oeste

Balneário do Sesc / Avenida Constantinopla, 288 – bairro Alvorada

Zona Norte/Leste

Shopping Phelippe Daou / Avenida Camapuã, 2.939 – bairro Cidade de Deus

PUBLICIDADE

Postos exclusivos para os profissionais de saúde

Zona Centro-oeste

Centro de Convenções – Sambódromo / Avenida Pedro Teixeira, 2.565 – conjunto Dom Pedro no bairro Alvorada

Zona Sul

Hospital Beneficente Português / Avenida Joaquim Nabuco, 1.359 – Centro

Zona Centro-sul

Escola de Enfermagem / Ufam / Rua Teresina, 495 – bairro Adrianópolis

*Com informação da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Amazonas

Primeira-dama Thaisa Cidade acompanha ações do Governo Presente em Itacoatiara

Ação do Governo do Amazonas realizou consultas especializadas, entregou benefícios sociais e ampliou o acesso a políticas públicas para pessoas com deficiência.

há 4 horas

Polícia

Homem é assassinado a tiros no bairro Betânia em Manaus

Polícia investiga autoria e motivação do homicídio.

há 4 horas

Mundo

Fumaça de incêndios no Canadá ameaça final da Copa do Mundo de 2026 entre Argentina e Espanha

Qualidade do ar ficou em nível “muito insalubre” na região de Nova York e Nova Jersey, mas previsão indica melhora antes da decisão no MetLife Stadium.

há 4 horas

Brasil

Jair Bolsonaro tem visitas suspensas por 30 dias após decisão de Alexandre de Moraes

Ministro do STF endureceu medidas cautelares, proibiu visitas políticas até o fim das eleições de 2026.

há 5 horas

Política

Marcelo Ramos bate de frente com Braga e jura lutar por candidatura ao Senado

Ex-deputado afirma que sua candidatura é coletiva e diz que não pode desistir da disputa.

há 5 horas