O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Prefeitura reforça ações de prevenção ao câncer de mama e colo uterino

Ao longo do mês as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) intensificarão as ações referentes à temática.

Por Hugo Guimarães

02/10/2018 às 10:31 - Atualizado em 02/10/2018 às 15:18

A Prefeitura de Manaus abriu nesta segunda-feira, (1), na sede da Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas das Mulheres, no conjunto Duque de Caxias, Flores, zona Centro-Sul, a programação alusiva ao “Outubro Rosa”, mês de sensibilização e alerta às mulheres sobre o câncer de mama e ao maior compartilhamento das informações dessa doença, que é a primeira causa de câncer nas mulheres no mundo. Em Manaus, a campanha chama atenção, ainda, para a prevenção do câncer do colo uterino, por ser o que atinge as mulheres amazonenses.

Na ocasião, houve apresentações culturais e depoimentos de mulheres que já enfrentaram a doença, como a dona de casa Aldenira Araújo de Souza, que aos 65 anos, descobriu um câncer de mama. Ainda em tratamento, ela aconselhou as mulheres a buscarem a prevenção. E a não se deixarem abater. “É muito difícil aceitar um prognóstico e mais difícil, ainda, aceitar um diagnóstico. Mas se a gente pensar que há uma gama de tratamentos, temos que enfrentar, que ter fé, e o fundamental, o apoio da família”, destacou.

PUBLICIDADE

As ações do “Outubro Rosa 2018” serão coordenadas pelo Fundo Manaus Solidária (FMS), presidido pela primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e terá a participação das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Limpeza (Semulsp), Educação (Semed), Comunicação (Semcom), Infraestrutura (Seminf), de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), da Mulher e Direitos Humanos (Semmasdh), e Casa Militar, além da Fundação Municipal de Turismo, Cultura e Eventos (Manauscult) e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

Ao longo do mês as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) intensificarão as ações referentes à temática, com abordagem de todos os sujeitos a quem as atividades se destinam: meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, com a vacina contra o HPV); mulheres de 25 a 64, com exames preventivos; e mulheres de 50 a 69, com exames de mamografia; além da população em geral com atividades educativas. As Unidades Móveis de Saúde da Mulher estarão localizadas em pontos estratégicos da cidade.

Divulgação 

PUBLICIDADE

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, ressaltou a importância da prevenção e pediu a todos que ajudem na divulgação da necessidade de realização de exames. “Peço a todos que falem com suas famílias, com seus amigos, seus vizinhos que as mulheres precisam fazer o preventivo e a mamografia, porque infelizmente, aqui na região Norte, a incidência do câncer do colo do útero ainda é muito alta”, informou.

Na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na zona Centro-Sul, durante a primeira semana de outubro, estará acontecendo a exposição “A Mulher e o Câncer do Colo do Útero”, organizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Até a próxima, segunda-feira, 8, uma Unidade Móvel de Saúde estará oferecendo exames de mama e preventivo na Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas das Mulheres, localizada na rua Araxá, conjunto Duque de Caxias, Flores, zona Centro-Sul.

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, 2, será realizada uma ação de saúde no Shopping Phelippe Daou, na zona Leste. Na próxima sexta-feira, 5, a Unidade Básica de Saúde Frei Valério, na rua Bom Jesus, no Novo Israel, zona Norte, abrirá as portas para receber as mulheres, oferecendo consultas, exames e ações de educação em saúde.

Para o dia 17, estão programadas panfletagens, no horário das 7h às 8h30, na avenida Grande Circular, próximo à rua do Fuxico, Jorge Teixeira, e na rotatória do Eldorado, zona Centro-Sul. E nos dias 19 e 26, as edições do projeto “Saúde nas Galerias”, que ocorrem nas galerias populares do Centro, serão voltadas à temática “Rosa”, como parte das ações previstas na programação.

PUBLICIDADE

No dia 20, um sábado, 55 Unidades de Saúde da Semsa terão programação especial totalmente voltada à prevenção, em atividade denominada “Outubro OdontoRosa”, tendo como foco não só os cânceres do colo do útero e de mama, mas também a avaliação e prevenção ao câncer bucal, além de ações educativas e vacina anti-HPV.

O encerramento do “Outubro Rosa” ocorrerá no dia 31/10, às 18h, com a “Caminhada das Vitoriosas” no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste.

Movimento

Anualmente é celebrado no mês de outubro o movimento denominado “Outubro Rosa” que teve início nos Estados Unidos, na década de 90. No Brasil, a partir de 2002, passou a ser realizado, inclusive dando ênfase também ao câncer do colo do útero, que atualmente é a primeira incidência de câncer nas regiões Norte e Nordeste do país.

No Amazonas, o câncer do colo do útero está à frente do câncer de mama em incidência, sendo causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus humano – HPV (chamados oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa doença. Em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Essas alterações das células são descobertas no exame Papanicolau (conhecido também como preventivo) e são curáveis na quase totalidade dos casos.

Com informações da Assessoria

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Concurso da Polícia Federal tem inscrições prorrogadas até 17 de junho

Seleção oferece vagas para delegado, perito criminal, escrivão, agente e papiloscopista.

há 59 segundos

Brasil

STF revoga prisão de Mauro Cid após novo pedido de detenção pela PF

Detalhes da decisão ainda não foram divulgados.

há 30 minutos

Brasil

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid é alvo da PF

PF apura articulação para obtenção de passaporte português para ex-ajudante de ordens.

há 38 minutos

Mundo

Na espera de retaliação, israelenses estocam alimentos e água após ataques a Irã

Tensão cresce no Oriente Médio com possível conflito ampliado entre Israel e Irã.

há 44 minutos