A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Profissionais de saúde alertam para ressurgimento do tipo 3 da dengue

O primeiro caso, identificado em uma mulher de 34 anos, chamou a atenção pela intensidade dos sintomas clássicos da doença, como febre, vômito, dores e manchas vermelhas no corpo, além de sangramento nasal e urinário.

Por Hugo Guimarães

27/11/2023 às 08:00

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizado em maio deste ano, que já indicava o ressurgimento do sorotipo 3 da dengue, ganhou relevância após a confirmação de quatro casos na cidade de Votuporanga, interior paulista, na última semana. O primeiro caso, identificado em uma mulher de 34 anos, chamou a atenção pela intensidade dos sintomas clássicos da doença, como febre, vômito, dores e manchas vermelhas no corpo, além de sangramento nasal e urinário.

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga agiu rapidamente, implementando ações de bloqueio para identificar a circulação do sorotipo. Dos sete casos suspeitos, três foram confirmados como sendo do tipo 3 da dengue, todos em mulheres com idades de 5, 31 e 46 anos. Os quatro pacientes, localizados na mesma região, em um bairro da zona sul da cidade, estão em casa e se recuperando bem.

A Secretaria de Estado da Saúde declarou que não há registros deste tipo da doença em outros municípios do estado de São Paulo, e não foram relatados óbitos. Em nota, o governo estadual afirmou que monitora constantemente o cenário epidemiológico, com um plano de contingência em andamento, reforçando que esse monitoramento é realizado anualmente, independentemente da linhagem do sorotipo.

Segundo a Fiocruz, a dengue possui quatro sorotipos, e a infecção por um deles gera imunidade contra o mesmo, mas não contra os outros. Como poucas pessoas foram expostas ao tipo 3, há o risco de epidemia devido à baixa imunidade. O infectologista Kleber Luz, coordenador do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia, alerta para a semelhança de sintomas entre os diferentes sorotipos, destacando a possibilidade de formas graves da doença, o que pode sobrecarregar os sistemas de saúde.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Defensoria do Amazonas abre seleção para estágio em Direito com bolsa de R$ 1 mil

Processo seletivo é destinado à formação de cadastro de reserva e oferece bolsa de R$ 1.050,54, além de auxílio-transporte e seguro.

há 2 horas

Amazonas

Boi Caprichoso terá primeira Tuxaua Trans no Festival de Parintins

Lup Moara fará história ao defender um dos itens mais simbólicos do bumbá azul e branco na arena do Bumbódromo.

há 2 horas

Polícia

Foragido há sete anos por matar namorado da ex é preso em hotel no Amazonas

Suspeito era procurado desde 2018 e foi localizado em um hotel no município de Itapiranga durante ação da Operação Segurança Presente.

há 2 horas

Esporte

Inglaterra supera reação croata e começa Mundial com vitória por 4 a 2

Com dois gols de Harry Kane e grande atuação de Jude Bellingham, ingleses derrotam a Croácia por 4 a 2 no Dallas Stadium.

há 3 horas

Amazonas

Investigado em operação por suposta rachadinha ligada ao vereador Bual, Ângelo André volta a ser alvo de denúncias

Ex-assessor citado na Operação Face Oculta é acusado por empresários de tentar interferir em contratos.

há 3 horas