A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Quase 99% dos ultraprocessados têm ingredientes nocivos; entenda

A pesquisa avaliou quase 10 mil alimentos e bebidas.

Por Hugo Guimarães

04/09/2023 às 07:29

Quase 99% dos alimentos ultraprocessados comercializados no Brasil têm alto teor de sódio, gorduras, açúcares ou aditivos para realçar cor e sabor, aponta um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP).

PUBLICIDADE

Esses ingredientes estão presentes na quase totalidade de biscoitos, margarinas, bolos e tortas, achocolatados, bebidas lácteas e sorvetes, além de frios e embutidos e bebidas gaseificadas como os refrigerantes. Também são encontrados em refeições prontas, pizza, lasanha, pastelaria e outras bebidas açucaradas. A pesquisa avaliou quase 10 mil alimentos e bebidas das principais redes de supermercados de São Paulo e Salvador.

A professora associada do Departamento de Nutrição Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde do Instituto de Nutrição da Uerj, Daniela Canella, uma das autoras do estudo, alerta para a relação do consumo desses alimentos com o desenvolvimento de doenças crônicas.

“Eles estão associados a uma série de doenças crônicas e à obesidade, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer. Esse resultado de composição dos ultraprocessados reforça esses achados de relação de consumo desses alimentos e doenças crônicas. Por isso, os resultados são alarmantes”, disse a pesquisadora.

Daniela Canella defende que, além da indicação obrigatória para alimentos com alto teor de sódio, açúcar e gorduras, seria importante informar o indicativo de aditivos, que são os corantes, aromatizantes, emulsificantes, que alteram a cor, textura e aroma dos alimentos. Dessa forma, os consumidores poderiam identificar com mais facilidade os ultraprocessados e tomar a decisão sobre comprá-los ou não.

PUBLICIDADE

“Além da informação no rótulo, que a partir de outubro deste ano, passa a ser obrigatória para ‘alto em açúcar, gordura e sódio’, se os rótulos também tivessem a informação de que contêm aditivos com características cosméticas, facilitaria para que os consumidores pudessem identificar com mais facilidade o que são ultraprocessados”, afirmou a professora.

A pesquisadora destacou que os resultados da pesquisa são importantes para auxiliar as políticas públicas, como a proibição de alimentos ultraprocessados em cantinas escolares e outras agendas regulatórias, como a publicidade de alimentos.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Funcionárias se envolvem em briga dentro de unidade da Defensoria Pública

Vídeo mostra troca de agressões e tumulto em órgão público; motivação da confusão ainda é desconhecida

há 8 minutos

Copa 2026

Ancelotti confirma retorno de Neymar para duelo contra a Escócia na Copa

Técnico da Seleção Brasileira afirma que camisa 10 deve voltar aos treinos com o grupo na próxima semana

há 39 minutos

Esporte

Marrocos vence Escócia com gol mais rápido da Copa do Mundo

Saibari volta a marcar, garante vitória africana e mantém seleção na briga pela liderança do Grupo C

há 51 minutos

Parintins

Festa dos Visitantes 2026 abre reserva on-line de pulseiras neste sábado

Interessados deverão fazer cadastro pela internet e trocar a reserva por alimentos no dia do evento

há 2 horas

Brasil

Extradição de Eduardo Bolsonaro gera tensão diplomática e pode colocar STF e governo Lula diante de novo revés internacional

Condenado pelo Supremo, ex-deputado vive nos Estados Unidos e eventual pedido de extradição pode enfrentar obstáculos jurídicos e políticos.

há 8 horas