A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Referência em reabilitação pós-Covid-19, RespirAR recebe visita da Organização Pan-Americana da Saúde

Encontro potencializa internacionalização do projeto do Governo do Amazonas, como modelo de reabilitação de pessoas com sequelas da doença

Por Hugo Guimarães

09/04/2022 às 12:25

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O RespirAR, projeto do Governo do Amazonas que recupera pacientes com sequelas leves e moderadas de Covid-19, recebeu a visita de consultoras da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), na manhã de sexta-feira (08/04), na unidade da iniciativa na Cidade Nova, zona norte da capital. O encontro, com o objetivo de compartilhar conhecimento, fortalece o planejamento de internacionalização do projeto, como modelo de reabilitação de pessoas que ficaram com sequelas após a doença.

“Queremos mostrar para comunidade científica, não só nacional como internacional, os resultados do projeto do Governo do Amazonas e a metodologia que temos aplicado, dentro do processo de reabilitação no pós-Covid-19. Já estamos empenhados na escrita de artigos científicos, temos um grupo com perfil pesquisador e vamos trabalhar para que o RespirAR seja um modelo amazonense de referência para o mundo”, comentou Neibe Araujo, coordenador do RespirAR.

Durante visita ao Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, uma das unidades onde é realizado o projeto, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a fisioterapeuta Mariana Moreira e a médica infectologista Ho Yeh Li, ambas consultoras da Opas, puderam conhecer a metodologia utilizada pela equipe especializada do RespirAR.

“Não tem como enfrentarmos o pós-Covid sem fisioterapeutas, pois é uma área fundamental para que a qualidade de vida do paciente seja devolvida. E mais ainda, percebemos que a integração de educadores físicos dentro do processo de reabilitação é fundamental para melhorar a saúde mental do paciente. Hoje, tivemos a oportunidade de conhecer o projeto, espero que isso fique de legado, para que pacientes com sequelas de outras doenças possam ser ajudados no longo prazo”, disse Ho Yeh Li.

A secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud, também participou da apresentação do projeto à Opas.

“Sou apaixonada pelo projeto, o Estado abraçou o RespirAR, pelos resultados obtidos e por tudo que ainda pode vir. Neste momento em que o mundo está indo para um momento pós-Covid, o RespirAR é uma ferramenta importante para conhecer e valorizar tudo que vem sendo desenvolvido”, reforçou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Esporte

Ronaldinho Gaúcho volta ao futebol aos 46 anos e acerta com clube da Itália

Campeão mundial com o Brasil em 2002 será apresentado pelo Ravenna e pode disputar partidas na terceira divisão italiana.

há 28 minutos

Polícia

Homem agredido com pauladas não resiste aos ferimentos e morre em hospital de Manaus

Vítima sofreu graves ferimentos na cabeça e no tórax após agressão registrada na Avenida Cosme Ferreira.

há 1 hora

Brasil

Rebeca Andrade conquista ouro no Pan-Americano e celebra retorno com vitória

Brasileira venceu a final do salto com média de 14.266 pontos e ampliou sua coleção de títulos continentais.

há 2 horas

Polícia

Homem é preso após confessar homicídio e se esconder embaixo de cama em Tefé

Suspeito tentou escapar da abordagem policial, mas foi localizado após denúncias de moradores e conduzido à delegacia.

há 2 horas

Polícia

Homem é preso com 6 quilos de cocaína e R$ 12 mil durante operação em Benjamin Constant

Suspeito foi abordado durante patrulhamento policial e tentou fugir ao perceber a aproximação dos agentes.

há 3 horas