O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Risco de alzheimer é mais influenciado pela genética materna, diz estudo

Filhos de mães com histórico de perda de memória têm maior risco de desenvolver Alzheimer, segundo estudo publicado na JAMA Neurology.

Por michael

11/07/2024 às 13:34

Risco de Alzheimer

Risco de alzheimer é mais influenciado pela genética materna- Foto: internet

Um novo estudo publicado na revista JAMA Neurology no dia 17 de junho revela que filhos de mães com histórico de perda de memória podem ter um risco maior de desenvolver Alzheimer do que aqueles em que apenas o pai apresenta esquecimentos constantes. Esta pesquisa, conduzida por especialistas das universidades de Stanford e Harvard, nos Estados Unidos, avalia a influência da herança genética materna no desenvolvimento da demência.

Metodologia do Estudo

Os pesquisadores analisaram dados de 4.413 indivíduos, com idades entre 65 e 85 anos, que não apresentavam problemas cognitivos ou de memória. Esses participantes responderam questões do Mini Exame do Estado Mental e se submeteram à Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET). As perguntas do exame ajudaram a avaliar a função cognitiva de cada indivíduo, enquanto a tomografia escaneou o cérebro em busca de placas amiloides, formadas pela aglomeração de pedaços de proteína beta-amiloide.

PUBLICIDADE

A Presença das Placas Amiloides

A presença de placas amiloides é um dos principais indícios do desenvolvimento de Alzheimer. Suspeita-se que essas placas danifiquem e matem os neurônios, levando ao surgimento das doenças neurodegenerativas. No entanto, neste estudo, a proteína tau, outro sinal de demência, não foi analisada.

Resultados do Estudo

Os pesquisadores descobriram que participantes cujas mães tinham um histórico de comprometimento da memória apresentavam níveis mais elevados de beta-amiloides, independentemente da idade em que os problemas de memória surgiram. O mesmo padrão foi identificado em participantes cujos pais apresentaram perda de memória antes dos 65 anos. Em contraste, os indivíduos com histórico paterno de comprometimento de memória de início tardio, após os 65 anos, apresentaram níveis de beta-amiloide dentro do padrão esperado, assim como aqueles sem histórico familiar de amnésia.

A Influência da Herança Genética Materna

Embora os pesquisadores ainda não compreendam completamente a relação entre a herança genética materna e o risco aumentado de Alzheimer, uma das hipóteses é que a disfunção nas mitocôndrias, que são herdadas exclusivamente das mães, possa ser a causa. As mitocôndrias, responsáveis por fornecer energia às células, possuem DNA próprio que pode sofrer mutações, comprometendo as funções cognitivas e levando à demência.

PUBLICIDADE

Implicações para Tratamentos Futuros

Após esta descoberta, os cientistas pretendem investigar se o DNA materno influencia diretamente o surgimento do Alzheimer e entender melhor a teoria da disfunção mitocondrial. Essas respostas podem ser fundamentais para o desenvolvimento de novas opções de tratamento para a doença. Atualmente, o Alzheimer afeta mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo 1,2 milhão no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Estima-se que o número de doentes possa dobrar nos próximos 20 anos, ressaltando a urgência de avanços no diagnóstico e na prevenção da enfermidade.

Este estudo destaca a importância de considerar o histórico materno de perda de memória como um fator significativo no risco de desenvolver Alzheimer. Compreender as influências genéticas e biológicas da doença pode levar a tratamentos mais eficazes e personalizados, oferecendo esperança para milhões de pessoas afetadas por essa condição debilitante. A pesquisa contínua e o investimento em novas tecnologias diagnósticas são essenciais para enfrentar o desafio crescente que o Alzheimer representa globalmente.

PUBLICIDADE

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Política

Deputado do Amazonas propõe emenda para cortar número de cadeiras nas Assembleias Legislativas

A medida busca enxugar a máquina pública, cortar gastos desnecessários.

há 9 minutos

Brasil

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

A manifestação ocorre na mesma semana em que Trump e Lula trocaram críticas por conta da realização da cúpula do Brics.

há 31 minutos

Brasil

Alexandre de Moraes mantém prisão de general Mário Fernandes

Para ministro, manutenção da prisão resguarda andamento do processo por trama golpista.

há 32 minutos

Polícia

Novo vídeo mostra momento em que moradores encontram homem morto e outro ferido após sequestro em Manaus

As vítimas haviam sido sequestradas na noite anterior, por volta das 23h40.

há 35 minutos

Amazonas

Médico é denunciado por homicídio culposo após se ausentar de plantão e paciente morrer no interior do AM

Paciente com traumatismo craniano morreu após passar a madrugada sem atendimento médico.

há 41 minutos