O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Sarampo: serviços de saúde farão busca ativa de casos da doença

Ministério da Saúde promove o Dia S para reforçar ações contra doença.

Por Hugo Guimarães

13/09/2022 às 12:08

Redação AM POST

O Ministério da Saúde promove hoje (13) um dia de combate ao sarampo, o Dia S, com busca ativa a pessoas com suspeita da doença. De acordo com a pasta, a medida visa reforçar as ações contra o sarampo em todo o país para acabar com a circulação do vírus.

PUBLICIDADE

A ação ocorre em conjunto com os serviços de saúde de estados e municípios. “A mobilização irá reforçar a manutenção da eliminação do vírus do sarampo e da rubéola, nos locais onde não há confirmações de casos”, informou a pasta.

A busca ativa é feita para identificar e captar casos suspeitos de sarampo ou rubéola nos estabelecimentos de saúde públicos ou privados, além dos estabelecimentos comunitários, como residências, creches, escolas, instituições de curta e longa permanência, ambiente de trabalho, entre outros.

Os casos identificados na busca ativa devem ser notificados e seguir com a investigação e coleta de amostras clínicas, dentro dos critérios recomendados, até sua classificação e resultado final.

PUBLICIDADE

Os profissionais ainda serão orientados a resgatar os registros de atendimentos dos últimos 30 dias de cada serviço de saúde, para identificar se algum caso com os sinais e sintomas da doença não foi notificado.

A vigilância laboratorial também estará mobilizada, fazendo o resgate de amostras que foram testadas para as arboviroses, como dengue, com resultados negativos. Essas amostras serão testadas novamente para sarampo e rubéola.

PUBLICIDADE

Vacinação

O Ministério da Saúde reforça ainda a importância da vacinação “para que o Brasil conquiste novamente a certificação de eliminação do sarampo”. A vacina tríplice viral, que além do sarampo, também protege contra a caxumba e rubéola, está disponível em todas as salas de vacinação do país.

PUBLICIDADE

Esse imunizante também faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 que tem o objetivo de atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A mobilização foi prorrogada até o dia 30 de setembro em razão da baixa cobertura.

Até a última semana, apenas 35% das crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos de idade haviam sido imunizadas contra a poliomielite. O objetivo da campanha, que inicialmente iria até o dia 9, é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite neste público, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Amazonas

Mãe vendeu bebê a casal gay por R$ 500 para pagar dívida com agiota em Manacapuru, diz polícia

Segundo a Polícia Civil, mulher estava endividada e aceitou entregar o recém-nascido para evitar ameaças.

há 1 hora

Manaus

Whindersson Nunes agradece público manauara antes de show no Sambódromo: ‘Do meu coração pra vocês’

Com espetáculo inédito, humorista destaca solidariedade e expectativas de grande público.

há 1 hora

Esporte

Chelsea leva o título contra o PSG na Copa Mundial de Clubes; veja quanto o time faturou

Com vitória de 3 a 0, o clube londrino garante prêmio milionário.

há 2 horas

Manaus

Veja vídeo: Motorista perde controle e carro despenca em barranco na zona norte de Manaus

Motorista tenta evitar colisão e perde controle do veículo; atendimento rápido é realizado no local.

há 2 horas

Polícia

Casal gay acusado de tentar comprar bebê em Manacapuru é solto após audiência de custódia

Suspeitos foram presos e liberados após audiência de custódia; recém-nascido está sob proteção do Estado.

há 3 horas