Saúde

Saúde


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

SES-AM destaca a importância de exercícios físicos regulares, como prevenção ao câncer de próstata

A obesidade e o sedentarismo são fatores de risco para o desenvolvimento da doença, que atinge os homens.

Por Hugo Guimarães

06/04/2024 às 16:38

Foto: Divulgação

Notícias do Amazonas – Os exercícios físicos regulares são fundamentais para a manutenção da saúde e prevenção de diversas doenças, incluindo o câncer de próstata. O alerta é da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que destaca a importância da prática de atividades físicas para reduzir o risco de desenvolvimento da doença.

PUBLICIDADE

De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, em todas as regiões do país, atrás somente do de pele.

A doença se desenvolve quando as células da próstata se multiplicam anormalmente e formam um tumor. Os sintomas podem demorar a se manifestar, mas, em geral, são dificuldade de urinar, sangue ao urinar ou ejacular, insuficiência renal e dor óssea. A doença pode se espalhar para outros locais do corpo, em processo de metástase, podendo levar a óbito.

Segundo o urologista Giuseppe Figliuolo, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), estudos epidemiológicos evidenciam, com bastante clareza, que a obesidade e o sedentarismo são fatores de risco para a doença. O especialista ressalta a importância da atividade física na prevenção à doença.

“A atividade física regular é um dos fatores de proteção contra o câncer de próstata. O ideal é que os homens se esforcem para ter hábitos saudáveis e tenham uma rotina que prioriza a saúde”, pontua.

PUBLICIDADE

O médico explica, ainda, que a prática de exercícios físicos ajuda no fortalecimento do sistema de defesa da pessoa e na redução da inflamação crônica no corpo. Além disso, também pode melhorar a saúde metabólica.

Para que haja de fato uma redução do risco de câncer de próstata, deve-se também ter uma boa alimentação. O especialista comenta os benefícios desses comportamentos para o paciente. “A prática de atividade física, em conjunto com uma boa alimentação, diminui a chance de ter câncer de próstata e traz mais qualidade de vida para os homens”, reforça.

 

*Com informações da assessoria 

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Bolsonaro tem até esta quarta para explicar ao STF suposto descumprimento de medidas cautelares

Defesa do ex-presidente deve responder a Alexandre de Moraes sobre a divulgação de uma carta lida por Flávio Bolsonaro nas redes sociais.

há 12 minutos

Brasil

Nikolas Ferreira rebate Janja e promete barrar votação do PL da Misoginia na Câmara

Deputado criticou declaração da primeira-dama sobre e voltou a defender mudanças no PL que prevê punições para crimes contra mulheres.

há 39 minutos

Brasil

Homem é investigado por convocar adolescentes para “campeonato de p*nheta”

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Pará. Após repercussão, suspeito publicou novo vídeo afirmando ter sido uma brincadeira

há 57 minutos

Manaus

Influenciadora trans detona dona do Bar do Armando por ser bolsonarista: “Não tenho empatia nenhuma”

Vídeo publicado nas redes sociais repercutiu após a Justiça suspender temporariamente a ordem de despejo do tradicional estabelecimento no Centro de Manaus.

há 60 minutos

Brasil

Flávio Dino intima 21 partidos para explicar suposta influência na distribuição de emendas parlamentares

Decisão do ministro do STF ocorre após declaração de Valdemar sobre a participação de presidentes de partidos na destinação de recursos.

há 1 hora