O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

SUS amplia tratamento para dermatite atópica com novos medicamentos

Doença que afeta principalmente crianças poderá ser tratada de forma mais completa na rede pública de saúde.

Por Fernanda Pereira

28/05/2025 às 06:41

SUS amplia tratamento para dermatite atópica com novos medicamentos

Foto: Ministério da Saúde/Reprodução

Notícias de Saúde Pessoas que convivem com dermatite atópica, doença de pele que afeta especialmente crianças, passam a contar com novos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira (27), três portarias no Diário Oficial da União que incorporam ao tratamento três novos remédios: duas pomadas — tacrolimo e furoato de mometasona — e um medicamento oral, o metotrexato.

A medida tem recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e busca oferecer um cuidado mais amplo, desde quadros leves até casos mais graves da doença.

PUBLICIDADE

A dermatite atópica é uma condição crônica, não contagiosa, que provoca inflamação, lesões e coceira intensa na pele, afetando, principalmente, áreas de dobras como cotovelos, joelhos e pescoço. De acordo com o Ministério da Saúde, além do desconforto físico, o preconceito e os estigmas sociais também impactam a qualidade de vida de quem tem a doença.

“Ela acomete, muitas vezes, crianças em idade escolar que podem deixar de ir às aulas por isso”, alerta Fernanda De Negri, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. “Um fator importante do tratamento é o enfrentamento aos estigmas sociais impostos às pessoas que vivem com a condição, que, muitas vezes, convivem com preconceitos em vista das lesões visíveis na pele”, acrescenta.

Medicamentos de alto custo agora no SUS

A ampliação do acesso ao tacrolimo tópico é considerada um avanço, já que o medicamento é de alto custo e, até então, de difícil acesso para muitos pacientes. Ele, assim como o furoato de mometasona, é indicado para quem não pode utilizar corticóides ou não responde aos tratamentos disponíveis.

PUBLICIDADE

Leia mais: Saúde registra redução de casos e óbitos por vírus respiratórios no Amazonas

O metotrexato, por sua vez, será usado em casos mais graves, principalmente para pacientes que não podem fazer uso da ciclosporina — outro medicamento oral já disponível na rede pública.

PUBLICIDADE

Atualmente, o SUS oferece duas pomadas de potência leve — dexametasona e acetato de hidrocortisona — além da ciclosporina para quadros severos. Com a incorporação dos novos medicamentos, o tratamento se torna mais completo e adaptado às diferentes necessidades dos pacientes.

Cuidado integral no SUS

Entre 2024 e 2025, o SUS realizou mais de 1 mil atendimentos hospitalares e cerca de 500 mil atendimentos ambulatoriais relacionados à dermatite atópica em todo o país. O cuidado envolve consultas, exames e a prescrição de medicamentos adequados a cada caso.

PUBLICIDADE

Para acessar o tratamento, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de sua residência. A partir da avaliação médica, é possível ser encaminhado para um especialista, que fará o diagnóstico e definirá o melhor plano terapêutico.

A inclusão dos novos medicamentos no SUS representa um avanço no cuidado com a saúde da pele e na redução das barreiras que impactam a vida social, emocional e escolar de milhares de brasileiros que convivem com a dermatite atópica.

Agência Gov

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Polícia

Influencer acusada de matar personal continua fazendo lives e mantem rotina na Espanha

Mesmo com alerta da Interpol e acusação de homicídio, influencer segue faturando e desrespeitando a Justiça.

há 2 minutos

Manaus

Preço do tucumã dispara em Manaus e chega a R$ 100 o quilo no varejo

Os dados fazem parte de pesquisa realizada entre os dias 7 e 15 de julho.

há 13 minutos

Manaus

Vacina contra Hepatite A será ofertada a usuários de PrEP em Manaus a partir de segunda-feira (21)

A vacinação será feita em 14 unidades de saúde da rede municipal.

há 16 minutos

Mundo

Incêndio destrói palco principal do Tomorrowland na Bélgica dias antes do festival

Estrutura central do festival foi consumida pelas chamas.

há 18 minutos