Saúde

Saúde


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Técnicos da Anvisa inspecionam laboratório indiano que produz Covaxin

Inspeção às instalações deve terminar na sexta-feira (5).

Por Hugo Guimarães

01/03/2021 às 20:36

Agência Brasil

PUBLICIDADE

Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) visitam hoje (1º) a fábrica da empresa Bharat Biotech, na Índia. Realizada a pedido da própria companhia, a inspeção às instalações onde está sendo produzida a vacina Covaxin, contra a covid-19, está prevista para terminar na sexta-feira (5).

Cinco servidores da agência reguladora brasileira avaliarão os padrões de produção da matéria-prima usada na elaboração do imunizante e da própria vacina. Os técnicos vão analisar os procedimentos de armazenamento, os processos de trabalho, entre outros critérios de controle de qualidade, cuja observância é necessária para que a Anvisa conceda ao laboratório farmacêutico o Certificado de Boas Práticas de Fabricação – documento que a agência emite aos fabricantes de medicamentos, produtos para a saúde, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, saneantes e insumos farmacêuticos do Brasil e de outros países que cumprem os procedimentos e práticas estabelecidos pela instituição.

A Bharat Biotech ainda não pediu à Anvisa autorização para realização de estudos clínicos da Covaxin no Brasil, nem o registro de uso emergencial da vacina no país. Apesar disso, na última quinta-feira (25), o Ministério da Saúde assinou um contrato para comprar 20 milhões de doses do imunizante produzido pelo laboratório.

O contrato assinado com a Precisa Medicamentos, responsável por importar a Covaxin no Brasil, está orçado em R$ 1,614 bilhão. E prevê a entrega dos medicamentos de maneira escalonada, entre os meses de março (quando o país receberia os primeiros 8 milhões de doses) e maio deste ano.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Soraya Thronicke confirma apoio à reeleição de Lula após romper com Bolsonaro

Senadora, eleita em 2018 como aliada de Jair Bolsonaro, oficializa apoio ao presidente Lula e fecha aliança com o PT para as eleições de 2026.

há 30 segundos

Vídeos

Pitbull mata gato e dono assiste ataque sem impedir em Manaus

Tutor do gato afirma que o responsável pelo cachorro não tentou impedir a agressão.

há 37 minutos

Política

‘Renegou o mito’: Plínio Valério diz na cara dos eleitores da direita que nunca foi bolsonarista 

Apesar da recusa ao rótulo, a pré-campanha para 2026 o coloca para disputar parte do eleitorado conservador que costuma apoiar Bolsonaro.

há 44 minutos

Manaus

Máscaras comuns não protegem contra estireno; saiba como agir em caso de exposição ao gás em Manaus

Especialistas alertam que não existe antídoto para a substância e orientam a população sobre os cuidados necessários após o vazamento registrado no Distrito Industrial.

há 56 minutos