Pesquisar por em AM POST

Saúde

Vacina contra HPV reduz chances de câncer de cabeça e pescoço em homens

Pesquisa mostra que meninos vacinados com o imunizante têm menos chances de desenvolver câncer de cabeça e pescoço no futuro.

  • Por AM POST

  • 19/06/2024 às 12:40

  • Leitura em dois minutos

blank

Foto: Reprodução

A vacina contra o papilomavírus humano (HPV), já conhecida por prevenir diversos tipos de câncer, ganhou mais um motivo para ser amplamente recomendada. Pesquisadores da Universidade Thomas Jefferson, na Filadélfia, descobriram que o imunizante também reduz significativamente o risco de câncer de cabeça e pescoço relacionado ao HPV em homens.

O estudo, apresentado no congresso da Associação Americana de Oncologia Clínica (Asco), realizado entre 31 de maio e 4 de junho, analisou dados de 5,46 milhões de pacientes. Entre 2006 e 2008, 949 mil desses pacientes receberam a vacina contra o HPV. Os resultados mostraram que a incidência de cânceres relacionados ao HPV em homens vacinados caiu de 7,5 para 3,4 casos a cada 100 mil. Em mulheres, a taxa diminuiu de 15,8 para 11,5 casos a cada 100 mil.

PUBLICIDADE

Focando especificamente no câncer de cabeça e pescoço, os dados revelaram uma redução de 6,3 para 2,8 casos a cada 100 mil homens. No entanto, a queda em mulheres não foi considerada significativa.

“A média de idade de incidência desses tumores é ao redor de 50 anos. Vamos começar a perceber uma redução ainda mais significativa nos próximos anos”, afirmou Lawrence Young, professor de oncologia molecular da Universidade de Warwick, em entrevista ao Daily Mail. Young, que não participou da pesquisa, destacou a importância do estudo para futuras estratégias de prevenção.

O HPV é um vírus transmitido por via sexual, incluindo contatos oral-genital, genital-genital ou manual-genital. A vacinação é a principal forma de prevenir a infecção e, consequentemente, o desenvolvimento de tumores associados ao vírus.

PUBLICIDADE

Em abril, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que a vacina contra o HPV será administrada no Sistema Único de Saúde (SUS) em apenas uma dose para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos. Aqueles que estão fora dessa faixa etária podem receber a imunização na rede particular, onde a vacina nonavalente está disponível por cerca de R$ 2,7 mil.

Além de prevenir cânceres de colo de útero, boca, ânus, pênis e vagina, a vacina agora se mostra eficaz na redução do risco de câncer de cabeça e pescoço em homens. Os sintomas desses cânceres podem ser silenciosos, reforçando a importância da prevenção.

PUBLICIDADE

Redação AM POST

O AM Post apoia a causa autista
blank

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

- Gretchen Stipp

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank