Saúde

Saúde


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Vacinação de pessoas de 18 a 34 anos, com comorbidades, começa na segunda-feira em Manaus

O cronograma de atendimento segue a ordem decrescente de idade.

Por Hugo Guimarães

23/04/2021 às 18:08

Redação AM POST

A Prefeitura Manaus já definiu a programação para a vacinação contra a Covid-19 para a próxima semana. No total, são 65.345 pessoas agendadas para receber as doses dos imunizantes CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Oxford. Na segunda-feira, 26/4, as pessoas de 18 a 34 anos que apresentam comorbidades iniciam o ciclo de proteção vacinal, recebendo a primeira dose do imunizante. Também nesse dia, idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com diabetes, obesidade e cardiopatias recebem a segunda dose da vacina, concluindo a proteção contra a Covid-19. O cronograma de atendimento segue a ordem decrescente de idade.

O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Semsa, a partir das informações registradas na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/), indica que 7.714 pessoas de 18 a 34 anos estão no grupo prioritário das comorbidades e receberão a primeira dose da vacina contra Covid-19.

O prefeito David Almeida voltou a reforçar a importância de cumprir o esquema vacinal para controlar a doença em Manaus. “A população deve consultar o site do Imuniza Manaus, para verificar a data e o local de vacinação. É preciso um esforço coletivo para mudarmos o cenário e retomar a rotina da cidade”, acentuou.

PUBLICIDADE

Repescagem
Na terça-feira, 27/4, os usuários de 56 a 59 anos com comorbidades que ainda não se imunizaram, terão a oportunidade de se vacinar. A segunda dose da vacina para idosos, trabalhadores de saúde e pessoas com diabetes, obesidade e cardiopatias também será realizada nesta mesma data.

A repescagem para os portadores de comorbidades prossegue na quarta-feira, 28/4, contemplando as pessoas de 41 a 55 anos. O total de pessoas do grupo prioritário das comorbidades que ainda não compareceram aos postos de vacinação é de 17.671.

No período de quinta-feira, 29/4, a sábado, 1/5, a campanha prossegue com a oferta da segunda dose da vacinação, para idosos e trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades.

Ao longo da semana, também serão vacinados, em nova etapa de imunização para a 1ª dose, os trabalhadores da saúde. Para receber a vacina, eles devem ter feito o registro no link http://bit.ly/cadastrovacinasaude e devem consultar o Imuniza Manaus, para verificar a data e a hora do seu agendamento. Também devem apresentar, no posto de vacinação, contracheque ou carteira de trabalho que comprove o vínculo com um estabelecimento de saúde.

Para as pessoas com comorbidade que vão receber a primeira dose, é necessário apresentar laudo médico ou outro documento específico que comprove a doença preexistente, conforme definido pelo Ministério da Saúde. Nos casos de obesidade, é válida declaração assinada por qualquer profissional de saúde de nível superior; os que têm hipertensão e diabetes, podem apresentar receita médica, em papel oficial do SUS ou da rede privada; para pessoas vivendo com HIV são aceitos o cartão de identificação emitido pelo serviço de saúde; a declaração do Siclon (Sistema de Controle Logístico de Medicamentos); ou o resultado de exames específicos (carga viral ou CD4).

PUBLICIDADE

Para facilitar o acesso do público foram disponibilizados sete pontos de vacinação, com serviços de drive-thru e postos fixos em todas as zonas da cidade. Além desses, a Semsa mantém um posto único e exclusivo para a vacinação dos trabalhadores da saúde.

Comorbidades
De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a vacinação deve priorizar as pessoas que apresentam diabetes mellitus, obesidade grave (Índice de Massa Corporal igual o maior que 40), anemia falciforme, hipertensão arterial em estágio 1 e 2 com lesões de órgão-alvo ou doenças associadas, hipertensão arterial em estágio 3 e hipertensão Arterial e Resistente (HAR), pneumopatias graves crônicas, cirrose hepática, doença renal crônica, imunossupressão, síndrome de Down, doença cerebrovascular, pessoas com o HIV e cardiopatas, porque correm risco de desenvolver a forma grave da Covid-19, podendo até morrer.

Pontos de vacinação

Zona Norte

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
Rua Gandu, 119, Cidade Nova

PUBLICIDADE

Terminal de Integração 6
Avenida Comendador José Cruz, no bairro Lago Azul

Zona Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Avenida Silves, 2.222- Crespo

Universidade Paulista (Unip)
Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro

Escola de Enfermagem da Ufam – Posto exclusivo para trabalhadores da saúde
Rua Teresina, 495, Adrianópolis

PUBLICIDADE

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi-AM
Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1

Zona Oeste

Balneário do Sesc-AM
Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto

Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo)
Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste.

*Com informação da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Pitbull ataca e mata gato em Manaus; vídeo revolta moradores

Imagens mostram o ataque no bairro Cidade Nova; tutor do felino pede justiça e caso deve ser investigado.

há 7 minutos

Manaus

Trabalhadores da construção civil entram em greve e protestam em Manaus

Manifestação realizada na manhã desta sexta-feira (17) reuniu trabalhadores da construção civil, que acusam o sindicato patronal de negar reajuste salarial e benefícios. O grupo anunciou que seguirá para o Ministério do Trabalho.

há 11 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro afirma que foto ao lado de “Sicário” foi manipulada por inteligência artificial

Senador e pré-candidato à Presidência alega que imagem é uma montagem digital para prejudicar sua imagem política; portal ICL Notícias foi o responsável pela divulgação original.

há 39 minutos

Amazonas

SSP lança Operação Ocupação após ataques contra casas de policiais em Manaus

Ação reúne forças de segurança em bairros considerados estratégicos para reforçar o combate ao crime organizado.

há 51 minutos

Acre

Crueldade em presídio: cadela da Polícia Penal é envenenada durante patrulhamento

Nikita, uma Rottweiler treinada para atuar na segurança do complexo prisional, recebeu atendimento veterinário e o caso é investigado.

há 1 hora