Pesquisar por em AM POST

Tecnologia

Empresas de tecnologia firmam pacto para combater uso da IA em fake news nas eleições

As empresas vão adotar de forma voluntária “precauções razoáveis” para evitar o uso de ferramentas de IA para produzir fake news.

  • Estadão Conteúdo

  • 17/02/2024 às 21:45

  • Atualizado em 18/02/2024 às 17:51

  • Leitura em 1 minuto

Grandes companhias de tecnologia assinaram um pacto na sexta-feira, 16, para adotar de forma voluntária “precauções razoáveis” para evitar o uso de ferramentas de inteligência artificial para produzir fake news e interferir em eleições democráticas por todo o mundo.

Executivos da Adobe, Amazon, Google, IBM, Meta, Microsoft, OpenAI e TikTok firmaram um acordo na Conferência de Segurança de Munique e anunciaram um novo arcabouço para responder contra notícias falsas, que possam atingir eleitores. Outras 12 empresas, entre elas a X, ex-Twitter, também participam do pacto

PUBLICIDADE

Veja mais matérias sobre o que acontece no mundo

“Todos reconhecem que não há uma única empresa de tecnologia, um único governo e uma única sociedade civil capaz de lidar de forma isolada com o advento desta tecnologia e seus possíveis usos nefastos”, disse Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta.

O acordo é amplamente simbólico, mas tem como objetivo combater imagem, áudio e vídeo produzidos por inteligência artificial “que enganosamente é falsa ou altera a aparência, voz ou ações de candidatos políticos, autoridades de eleições, e os principais interessados em uma eleição democrática, ou que forneça falsa informação para eleitores sobre quem, quando e como eles podem votar legalmente.”

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank