A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Tecnologia

TIM é multada em R$ 9,7 milhões por cobranças de serviços não solicitados

A TIM tem dez dias para recorrer.

Por Hugo Guimarães

30/01/2019 às 11:59

A TIM foi multada em R$ 9,7 milhões pela cobrança por Serviços de Valor Adicionado (SVAs) não solicitados pelos clientes. A punição aplicada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, equivale a sanção imposta a Vivo, Oi e Claro, em setembro de 2018, referente a um processo administrativo instaurado em 2013 sobre SVA que concluiu que a prática das empresas era abusiva.

PUBLICIDADE

Procurada, a TIM afirmou ainda não ter sido formalmente intimada da decisão. Segundo a operadora, a punição aplicada as demais empresas não lhe havia sido imputada,“em razão da negociação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que considerava que, nos últimos anos, a empresa aprimorou os seus processos internos em relação ao SVA, com medidas voltadas para a melhoria na gestão, qualidade do produto e na experiência do cliente”. A operadora afirma que “buscará entender os motivos que levaram a Senacon a desistir da negociação do TAC”.

A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, determina ainda que caso a prática persista, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (ligado a Senacon) pode suspender temporariamente as atividades da operadora, com base no disposto no inciso VII do artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor. A TIM tem dez dias para recorrer.

Em nota, Luciano Timm, titular da Senacon, diz que “esse tipo de decisão vai orientar os agentes econômicos a atuarem de maneira mais adequada, correta, de acordo com a legislação”. O secretário diz que a aplicação da multa mostra que o processo administrativo vai funcionar e acrescenta “vai valer a pena cumprir a lei espontaneamente”.

Segundo a Senacon, foram identificados cerca de 80 serviços de valor adicionado — como música, horóscopo, capitalização, jogos, tradutor de idiomas — oferecidos pela TIM, entre os anos de 2008 e 2015. A secretaria chama a atenção para a agressividade nos anúncios publicitários e acrescenta que muitos induziam o consumidor a acreditar que os serviços seriam gratuitos. Além disso, identificou casos em que a contratação era automática, sem a autorização do consumidor.

Fonte: Jornal Extra

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Vídeo mostra jovens em briga generalizada em frente ao Terreirão da Mãe Zulmira, em Manaus

Confusão envolvendo dezenas de jovens foi registrada na área externa da quadra da Reino Unido da Liberdade logo após a transmissão da partida da Seleção Brasileira contra a Escócia.

há 57 minutos

Festival de Parintins 2026

Isabelle Nogueira se transforma em Gavião Real e leva torcida do Garantido ao delírio no Festival de Parintins

Cunhã-Poranga do boi vermelho protagonizou um dos momentos mais marcantes da primeira noite ao representar a força da mulher indígena e a ancestralidade amazônica.

há 2 horas

Parintins

Garantido encerra a primeira noite do Festival de Parintins com espetáculo sobre ancestralidade indígena

Boi vermelho e branco encerrou a primeira noite do Festival de Parintins com alegorias grandiosas, lendas amazônicas e homenagens às tradições indígenas.

há 2 horas

Polícia

Polícia Federal vistoria bancos em Parintins e reforça segurança para o Festival 2026

Fiscalização verificou sistemas de segurança das agências bancárias e não encontrou irregularidades durante a Operação Parintins 2026.

há 3 horas