Pesquisar por em AM POST

Tecnologia

Veja como São Paulo é vista da Estação Espacial; Imagem impressiona

Veja como São Paulo é vista da Estação Espacial nos oferece uma visão única e deslumbrante da nossa cidade.

  • Por AM POST

  • 18/06/2024 às 16:52

  • Leitura em três minutos

Veja como São Paulo é vista da Estação Espacial; Imagem impressiona

Veja como São Paulo é vista da Estação Espacial; Imagem impressiona – Imagem: Dima Zel/Shutterstock

 

Veja como São Paulo é vista da Estação Espacial, uma experiência que poucos humanos tiveram a chance de presenciar. As imagens da Terra tiradas do espaço não apenas fascinam, mas também nos proporcionam uma nova perspectiva sobre nosso próprio planeta. Recentemente, uma dessas fotos, capturada pela Estação Espacial Internacional (ISS), destacou a cidade de São Paulo de uma maneira impressionante.

PUBLICIDADE

São Paulo foi fotografada à noite

No domingo, dia 16, o astronauta Donald R. Pettit, da NASA, divulgou uma imagem antiga da maior cidade brasileira. A foto, tirada em 2003 durante sua primeira missão espacial, mostra São Paulo à noite. Nessa imagem, a capital paulista brilha intensamente, revelando também a cidade de Santos, que fica a 85 quilômetros de distância. A foto foi publicada no perfil do astronauta no X (antigo Twitter) e rapidamente chamou a atenção dos internautas.

Vários níveis de iluminação da cidade

A imagem mostra uma verdadeira “colcha de retalhos de iluminação”, conforme descrito pelo próprio Donald R. Pettit. A iluminação mais antiga, de vapor de mercúrio, aparece em azul-esverdeado na parte central e mais antiga da cidade. Em contraste, as áreas mais novas ao redor são iluminadas por vapor de sódio amarelo. Além disso, a região costeira de Santos exibe uma borda de iluminação abrupta no Oceano Atlântico, criando um efeito visual marcante.

Essa foto foi tirada durante a Expedição 6, que ocorreu entre novembro de 2002 e maio de 2003. Donald R. Pettit, que participou de três missões espaciais ao longo de sua carreira, está se preparando para retornar ao espaço pela quarta vez. Ele será parte da equipe da Expedição 72 e passará seis meses na Estação Espacial Internacional.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Reflexão sobre a visão espacial

Ver São Paulo da Estação Espacial nos faz pensar sobre a complexidade e a beleza de nossa cidade vista de uma perspectiva tão distante. É incrível como a tecnologia espacial nos permite observar detalhes tão minuciosos da Terra. Ao ver como São Paulo é vista da Estação Espacial, percebemos a grandiosidade de nossas construções e a intensidade de nossa presença no planeta.

Veja como São Paulo é vista da Estação Espacial; Imagem impressiona

Foto: Reprodução Internet

A importância de preservar nosso planeta

Essas imagens também nos lembram da importância de cuidar do nosso planeta. A poluição luminosa, claramente visível na foto, é um dos muitos desafios que enfrentamos. A visão espacial nos oferece uma oportunidade de refletir sobre nossas ações e seu impacto no ambiente.

Ver a Terra a partir do espaço, especialmente uma cidade tão vibrante como São Paulo, destaca a necessidade urgente de práticas sustentáveis e de maior conscientização ambiental. A próxima vez que você olhar para as luzes da cidade, lembre-se de como elas aparecem do espaço e do impacto que têm no nosso planeta.

Redação Site On

O AM Post apoia a causa autista
blank

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

- Dr. Leonardo Maranhão

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank