A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

“Aberração”, diz cunha sobre sessão informal do Conselho

Por Hugo Guimarães

19/11/2015 às 16:39

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se disse vítima de golpe por parte de alguns parlamentares petistas e chamou de “aberração” a sessão informal do Conselho de Ética desta quinta-feira, 19.

“Na prática, tem uns do PT que reclamam que tem golpe contra eles, mas tentam dar o mesmo golpe. Isso que aconteceu”, afirmou.

“Este processo é político. Politicamente, os meus adversários, aos gritos, entre eles têm vários do PT, querem tentar aquilo que não obtiveram na eleição”, disse, em referência à disputa pela presidência da Câmara, quando Cunha derrotou o petista Arlindo Chinaglia.

PUBLICIDADE

Mesmo diante da revogação da decisão da Mesa Diretora suspendendo a sessão desta manhã, os parlamentares contrários a Cunha fizeram uma sessão informal do Conselho de Ética que acabou se tornando um ato político contra o presidente da Casa.

“O presidente do Conselho de Ética é que hoje, ao que me parece, desrespeitou o regimento”, disse Cunha. “Me parece que estão querendo atropelar o regimento interno e a Constituição visando buscar outro tipo de coisa”.

O presidente da Câmara negou que ele e seus aliados tenham manobrado para impedir a votação no Conselho de Ética. “Não fiz manobra nenhuma nem vou fazer. Não há razão para isso. Não estou preocupado”, disse.

Cunha minimizou as críticas feitas a ele durante a sessão plenária, de que estaria manobrando para evitar o andamento de seu processo de cassação, e disse que a suspensão da decisão de anular a reunião do Conselho Ética foi um ato simbólico.

“Isso foi um gesto para mostrar que efetivamente eu não estava preocupado com a decisão (do Conselho de Ética). Eu o fiz depois que acabou o tumulto. Debaixo do tumulto eu não faria”, disse.

A sessão plenária foi esvaziada após um discurso duro da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP). Colocada de pé em sua cadeira de rodas, ela falou cara a cara com o presidente. Seus pares ficaram em silêncio.

“Chega, senhor presidente. O senhor não consegue mais presidir. Levante desta cadeira, Eduardo Cunha, por favor”.

PUBLICIDADE

Cunha negou que tenha receio de perder apoio para continuar na presidência da Casa e disse que não vai se constranger.

“Já estou vivendo esse processo faz um tempo e nada disso vai mudar meu comportamento”, disse. “Não vejo nem que enfraquece nem que fortalece.”

Ele reforçou que apresentará uma defesa consistente e voltou a criticar o cerceamento de defesa no Conselho de Ética.

“Para mim está configurado uma série de irregularidades”, afirmou, ressaltando que pode recorrer dos procedimentos do Conselho na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo que chamou de “violações regimentais e cerceamento de defesa”.

“Meus advogados vão falar no tempo devido e fazer os recursos que acharem que devem”, disse.

Cunha disse ainda que “não perderia tempo” respondendo ao PSOL, que o acusou de usar o cargo para se defender. “O PSOL faz toda hora uma coisa, não dá para levar em consideração”, disse.

A sessão do Conselho de Ética para a leitura do relatório do deputado Fausto Pinato (PRB-SP) ficou marcada para a próxima terça-feira, 24. Como está previsto que os aliados de Cunha pedirão vista, a votação do parecer prévio pela admissibilidade do processo contra o peemedebista ocorrerá só no dia 1º de dezembro.

Fonte: Exame.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Homem fica com a perna presa em ferry boat e é resgatado pelos Bombeiros no Porto de Parintins

A vítima foi retirada da estrutura metálica pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao hospital.

há 6 minutos

Polícia

Polícia divulga imagem de homem desaparecido após saída de unidade prisional em Manaus

Segundo a família, ele é deficiente auditivo, não é alfabetizado e não conhece a capital amazonense.

há 37 minutos

Polícia

Responsável por obra irregular é preso em flagrante após descumprir embargo em Manaus

Segundo o Implurb, empreendimento no bairro Parque 10 descumpriu embargos, multas e outras determinações.

há 1 hora

Amazonas

Garantido leva lenda inédita de Kamara à arena com alegoria gigante inspirada na cosmologia Hexkaryana

Alegoria de 25 metros de altura apresenta a onça-mãe ancestral Kamara, símbolo da criação, da floresta e da preservação da Amazônia.

há 2 horas

Amazonas

Caprichoso homenageia Ronaldo Barbosa e emociona a galera na segunda noite do Festival de Parintins

Compositor de mais de 110 toadas foi ovacionado no Bumbódromo durante homenagem conduzida pelo Amo do Boi, Caetano Medeiros.

há 2 horas