A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) realiza, nesta quinta-feira (10), uma Sessão Especial em homenagem aos 100 anos do 1º Batalhão de Infantaria de Selva, 1º BIS, e aos 50 anos do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). O evento acontecerá às 11h, no Plenário Ruy Araújo, na sede do parlamento estadual, na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque 10.
A homenagem atende ao Requerimento nº 577/2015 de autoria do presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD), aprovado em março pelos demais parlamentares.
PUBLICIDADE
O 1º Bis comemora 100 anos de sua sede em Manaus. Criado inicialmente no Mato Grosso, o Batalhão está em Manaus desde 1915. Aqui na capital ganhou várias denominações até o nome atual, dado em 2005, quando passou a ser o único Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel do Exército Brasileiro. O 1º Bis é um batalhão de operações táticas de apoio e treinamento, e pode ser empregado em qualquer área da região amazônica.
O Centro de Instruções de Guerra na Selva (CIGS) completa 50 anos, e é destinado a qualificar militares líderes de pequenas frações, como guerreiros da selva, combatentes aptos a cumprir missões, de natureza militar.
Para a homenagem foram convidados o comandante do 1º Bis, Coronel Alexandre Passos, e diretor comandante do Cigs, coronel de infantaria Alcimar Marques de Araújo Mendes, além de autoridades civis e militares do Estado.