Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Aleam terá 24 novos ”deputados” a partir de segunda-feira (25)

Por meio do Programa Parlamento Jovem, alunos do ensino médio viverão 10 dias como parlamentar.

Por Hugo Guimarães

23/05/2015 às 09:33 - Atualizado em 23/05/2015 às 11:15

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) receberá, na próxima segunda-feira (25), 24 alunos do ensino médio que irão viver 10 dias como deputados estaduais, realizando sessões plenárias, debatendo questões de interesse da população e elaborando projetos, que podem, inclusive, virar leis. A ação é parte da 8ª edição do Programa Parlamento Jovem 2015, realizada pela Assembleia Legislativa através da Escola do Legislativo Senador José Lindoso.

PUBLICIDADE

Os alunos-deputados foram eleitos por voto direto, entre alunos do ensino médio, de 22 escolas públicas e particulares, da capital e de municípios do interior do Estado, segundo informações da coordenadora do Programa, Cassandra Serejo Cabral dos Anjos. As escolas participantes são indicadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de acordo com a nota que cada instituição alcança no índice de desempenho educacional do Ministério da Educação.

Durante dez dias, do dia 25 de maio a 3 de junho, os alunos deputados passam por uma simulação de mandato de deputado estadual, com aulas sobre o funcionamento do Legislativo e participação em debates e reuniões na Casa. O aluno também será acompanhado pessoalmente por um deputado estadual, escolhido por sorteio. Nesta segunda-feira eles deverão se inteirar do funcionamento da Casa no auditório senador João Bosco Ramos de Lima, e na quinta-feira, os alunos eleitos serão simbolicamente empossados no cargo.

Os alunos deverão desenvolver dois projetos estaduais e um federal, que serão analisados em plenário no Parlamento Jovem. Os três melhores projetos serão premiados e podem ser reapresentados por deputados para tramitar na Aleam. “É uma oportunidade que esses jovens têm de vivenciar a atividade política. Aprendem muito sobre política, cidadania, democracia, voto consciente, papel dos poderes, papel dos deputados. Esses jovens passam a ter uma mudança de vida. Passam a ter outra visão de mundo”, disse a coordenadora Cassandra dos Anjos.

O Programa Parlamento Jovem teve sua primeira edição em 2008. Desde o início do programa, pelo menos 216.353 alunos de 280 instituições diferentes já passaram pelo Parlamento Jovem. O Programa também é desenvolvido nas próprias escolas, com a realização de palestras com temas como: Consciência Política e Voto Consciente.

De acordo com a coordenadora, entre os oito municípios do interior que participam do Programa, os alunos de Parintins são os mais têm se destacado nos últimos anos. “A gente percebe que eles se empenham mesmo”, disse. Também participarão da edição deste ano, alunos das cidades de Novo Airão, Presidente Figueiredo, Parintins, Iranduba, e Manacapuru. Todos os alunos do interior ficam hospedados no alojamento da Seduc.

Fonte: Da Redação

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

URGENTE: PF faz buscas por armas e munições na casa de Jair Bolsonaro em Brasília

Ação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes após o Exército relatar o sumiço de dois armamentos que deveriam ter sido recolhidos.

há 19 minutos

Brasil

Financiadora de filme sobre Bolsonaro repassou R$ 26 milhões para empresa ligada ao PCC

Entre Investimentos realizou depósitos milionários para a ACX Tecnologia, firma comandada por “laranja” que faturava com venda de pipas.

há 44 minutos

Brasil

Homem pega carro ao fugir de briga e atropela grupo na saída de uma casa de shows

Confusão aconteceu na madrugada de segunda-feira em São Vicente; suspeito disse à polícia que tentou escapar de agressões e temia pela própria vida.

há 46 minutos

Mundo

Fim da trégua: Donald Trump declara fim de acordo com o Irã após nova escalada militar

EUA e Teerã voltam a trocar ataques em massa com mísseis e drones menos de um mês após a assinatura do memorando de cessar-fogo.

há 1 hora

Polícia

Apreensão pesada: polícia tira mais de 3 toneladas de drogas de circulação em Manaus

Grande quantidade de entorpecentes será apresentada pelo DRCO durante coletiva na Zona Centro-Oeste da capital amazonense.

há 1 hora