Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Alterações na Lei das Filas são aprovadas

As propostas são do vereador Álvaro Campelo.

Por Hugo Guimarães

01/12/2015 às 15:07

O plenário da Câmara Municipal de Manaus aprovou, nesta segunda-feira (30), o Projeto de Lei nº 152/2014, de autoria do vereador Álvaro Campelo (PP), que altera a Lei nº 167, de 13 de setembro de 2005, conhecida como Lei das Filas, tornando mais severas as punições de agências bancárias e casas lotéricas no caso de descumprimento da lei que disciplina o tempo que o consumidor pode esperar nas filas pelo atendimento. A matéria foi encaminhada à sanção do prefeito de Manaus.

PUBLICIDADE

Após a aprovação pela totalidade dos vareadores da CMM, o autor da matéria, Álvaro Campelo, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec), lembrou que tem recebido diariamente denúncias a respeito do descumprimento da Lei das Filas, quando é preocupação do legislativo que a lei seja realmente cumprida.

“Para isso, nós preparamos este projeto de lei que altera as multas pelo não cumprimento da lei. Elas passam a ser mais pesadas”, afirma o vereador.

Álvaro Campelo explicou que, em caso de descumprimeiro da Lei das Filas, a multa vai de 340 a 1.270 UFM’s. Ao ser registrada uma primeira reincidência, a multa chega a 5 mil UFM’s, Na segunda reincidência, a previsão é de suspensão do alvará de funcionamento. E na ocorrência de uma terceira reincidência da mesma agência bancária, a previsão é de cassação do alvará de funcionamento. “Esta última medida é mais dura e não estava prevista na lei, tendo sido colocada em nosso projeto”, destacou Álvaro Campelo.

Também há modificações com respeito às casas lotéricas. Anteriormente, a lei previa que tão somente aquelas que descumprissem a Lei das Filas seriam penalizadas. O novo texto prevê situações como, em caso de descumprimento, também a Caixa Econômica Federal venha a ser penalizada, porque as casas lotéricas funcionam como mini-agências da Caixa. Ou seja, se acontecer algum problema na instituição bancária que afete diretamente o funcionamento de uma lotérica, “seria injusto que esta casa fosse penalizada em decorrência deste fato”, justifica Álvaro Campelo, que espera que o novo texto da lei, agora enviado à sanção do prefeito Arthur Neto, possa trazer os benefícios esperados pela população da cidade de Manaus.
Texto: Assessoria do vereador Álvaro Campelo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Violinista sofre queda durante apresentação no Festival Folclórico do Amazonas e tem instrumento danificado

Integrante da quadrilha Junina Ardente caiu de módulo alegórico durante a apresentação.

há 5 minutos

Política

Roberto Cidade confirma Serafim Corrêa como vice na disputa pela reeleição ao Governo do Amazonas

Convenção da coligação acontece na próxima terça-feira (4).

há 45 minutos

Mundo

Ataque a tiros em restaurante de Idaho deixa três mortos e sete feridos nos Estados Unidos

Um possível autor dos disparos foi encontrado morto nas proximidades do local.

há 1 hora

Brasil

Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 135 milhões

Próximo sorteio será realizado na terça-feira (4).

há 2 horas

Brasil

Michelle Bolsonaro é internada em Brasília após crise de enxaqueca persistente

Ex-primeira-dama informou que está hospitalizada para realizar exames e pode não participar da convenção do PL, que deve oficializar sua candidatura ao Senado pelo Distrito Federal.

há 3 horas