A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Veja Mais

Armadilha Bisol foi colocada em prática

O site ‘O antagonista’ já tinha falado sobre o golpe em 2015.

Por Hugo Guimarães

23/03/2016 às 23:39

Em 1993, o relator da CPI das Empreiteiras, José Paulo Bisol, ex-vice de Lula em 1989, também divulgou uma lista com mais de 200 supostos corruptos para salvar a Odebrecht.

Não é coincidência. Assim que Marcelo Odebrecht foi preso, a Operação Lava-Jato encontrou uma mensagem em seu celular. A mensagem dizia: “Armadilha Bisol/contra-infos. RA? EA/Veja?”. O blog O Antagonista publicou um post na época contando a história do que era e como funcionaria a Armadilha Bisol.

PUBLICIDADE

Hoje, claramente, a Armadilha Bisol foi posta em prática.

CONFIRA O POST DO ANTAGONISTA DO DIA 21 DE JULHO DE 2015.

Essa mensagem de Marcelo Odebrecht que a PF encontrou em seu telefone celular tem uma história que precisa ser revista.

Em 1993, a PF apreendeu 18 caixas de documentos na casa de um diretor da Odebrecht.

PUBLICIDADE

Segundo os investigadores, os documentos indicavam “a existência de um cartel das grandes empreiteiras para fraudar as licitações de obras públicas”. Os documentos indicavam também que a Odebrecht havia distribuído propina a dezenas de parlamentares.

José Paulo Bisol, relator da CPI das Empreiteiras e candidato a vice-presidente na chapa de Lula em 1989, passou à Veja uma lista com mais de 200 políticos que, segundo os documentos da Odebrecht, teriam recebido presentes.

Tratava-se de uma armadilha: a armadilha Bisol.

Na realidade, muitos dos parlamentares citados haviam recebido apenas brindes da empreiteira, como calendários e agendas. Quando José Paulo Bisol misturou os corruptos aos inocentes, os corruptos foram inocentados.

A CPI das Empreiteiras, desmoralizada, foi arquivada. E a Odebrecht continuou com seu cartel e com seus pagamentos aos políticos.

Para ver o post no blog O Antagonista, CLIQUE AQUI.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Greve dos Rodoviários

Rodoviários ameaçam suspender circulação de ônibus em Manaus por atraso no pagamento

Sindicato deu prazo até as 14h desta terça-feira (23) para regularização do adiantamento salarial da categoria.

há 8 minutos

Brasil

Anvisa libera venda de detergentes e desinfetantes da Ypê produzidos em 2026

Agência concluiu análise de laudos apresentados pela empresa e retirou restrições para produtos fabricados a partir de janeiro deste ano

há 29 minutos

Esporte

Brasil encerra preparação e define últimos ajustes antes de enfrentar a Escócia na Copa do Mundo

Neymar treina com o grupo e Ancelotti ainda avalia substituto de Raphinha para o jogo decisivo.

há 34 minutos

Amazonas

MPAM aponta avanços e identifica desafios durante fiscalização em hospital de Eirunepé

Inspeção avaliou estrutura, atendimento e documentação do Hospital Regional Vinícius Conrado; melhorias foram reconhecidas, mas ajustes ainda são necessários.

há 37 minutos

Polícia

Polícia Federal inicia Operação Parintins 2026 para reforçar segurança durante o festival

Ação vai atuar no combate ao tráfico, exploração sexual e fiscalização durante o evento em Parintins.

há 44 minutos