O deputado federal Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM), vice-líder da Oposição, solicitou ao Ministério das Relações Exteriores informações quanto às dividas do Brasil com organismos internacionais. Conforme noticiado pela imprensa nacional, o país tem uma dívida de R$ 1,1 bilhão como o Banco Mundial, a Unesco e o Unicef, entre outros.
Segundo o deputado, pelas notícias, a situação tem causado constrangimento no meio diplomático brasileiro, porque fez com que o país perdesse direito a voto em fóruns importantes como o Tribunal Penal Internacional e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
PUBLICIDADE
Para tentar esclarecer algumas dúvidas, o tucano pediu informações sobre: quais os organismos internacionais o Brasil se encontra inadimplente; qual o valor da dívida com cada um desses organismos; qual o valor acumulado até a presente data dos pagamentos em atraso; em que ano e mês ocorreu o último pagamento para cada um dos organismos internacionais mencionados; quais as principais razões dos atrasos e se há um cronograma de pagamentos aos organismos.
A solicitação de informações foi feita por meio do requerimento nº 995, que foi protocolizado nesta semana passada na Câmara Federal, em Brasília.