A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Veja Mais

Bolsonaro entrega extratos bancários ao STF

O ministro do STF Alexandre de Moraes solicitou a quebra do sigilo bancário de Bolsonaro após investigações sobre suposto esquema de joias.

Por Hugo Guimarães

25/08/2023 às 06:33 - Atualizado em 25/08/2023 às 16:00

Os advogados de Jair Bolsonaro entregaram nesta sexta-feira (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) os registros financeiros do ex-presidente.

PUBLICIDADE

A ação foi feita voluntariamente pela defesa uma semana depois que o ministro Alexandre de Moraes determinou a quebra do sigilo bancário de Bolsonaro na investigação que investiga o suposto funcionamento de uma organização criminosa para desviar e negociar presentes recebidos pelo ex-presidente de autoridades estrangeiras.

Os advogados disseram que os registros são do período em que Bolsonaro exerceu o cargo. A defesa afirmou que o ex-presidente está disponível para cooperar com a Justiça e fornecer esclarecimentos sobre suas transações bancárias.

“O peticionário comparece de forma espontânea aos presentes autos, para apresentar seus extratos bancários, do período em que atuou como presidente da República, afastando a necessidade de se movimentar a máquina pública para apurar os dados bancários em questão”, afirmou a defesa.

De acordo com as investigações, os desvios começaram no meio de 2022 e terminaram no início deste ano. Entre os envolvidos estão o ex-assistente de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, e seu pai, o general do Exército, Mauro Lourena Cid. O militar trabalhava no escritório da Apex em Miami.

De acordo com as regras do TCU, os presentes de governos estrangeiros deveriam ser incorporados ao GADH, setor da Presidência da República responsável pela guarda dos presentes, e não poderiam ser mantidos no acervo pessoal de Bolsonaro ou deixar de ser catalogados.

PUBLICIDADE

Agência Brasil

Veja mais: Alexandre de Moraes deve bloquear R$ 17,2 milhões recebidos por Bolsonaro via Pix. Clique aqui.
Acompanhe nosso Podcast ao vivo em: Amazônia TV. Clique aqui.

Metrópoles

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

TRT fixa piso salarial de R$ 2,4 mil para jornalistas do Amazonas e encerra impasse histórico da categoria

Decisão unânime garante salário mínimo profissional, vale-alimentação e pagamento retroativo para jornalistas amazonenses.

há 4 minutos

Política

Vídeo: Omar Aziz e Eduardo Braga cumprem agenda em Carauari em evento esvaziado

Imagens feitas durante agenda política no interior do Amazonas mostram espaços vazios e circulação reduzida de apoiadores durante discursos.

há 8 minutos

Desaparecidos

Travesti desaparece na zona Norte de Manaus e família busca informações sobre paradeiro

Cheryl, de 25 anos, foi vista pela última vez no bairro Cidade Nova; autoridades pedem apoio da população nas buscas.

há 20 minutos

Brasil

PF apreende dinheiro em espécie e relógios durante operação que tem Jaques Wagner entre os alvos

Ação da PF encontrou dólares, euros e itens de luxo ligados ao líder do governo no Senado durante nova fase da Operação Compliance Zero.

há 31 minutos

Política

Chico Preto volta a cobrar Omar Aziz e pede provas sobre recursos da Cidade Universitária: “Cadê o dinheiro?”

Ex-vereador questiona a existência de recursos para conclusão da obra e desafia senador a apresentar documentos que comprove valores.

há 47 minutos