A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Economia

Brasil não é mais queridinho do mercado, dizem investidores

Para empresários é necessário uma ‘agenda profunda’ de reformas.

Por Hugo Guimarães

31/08/2015 às 15:31

Vamos virar uma Argentina ou uma Venezuela?

Essa é uma das questões que o maior fundo de private equity do Brasil, o Advent, recebe de investidores antes de aplicações no Brasil.

“Penso que, apesar dos erros cometidos no primeiro mandato, o governo mostrou que o país é uma economia que busca austeridade fiscal”, afirmou Patrice Etlin, sócio do Avent.

PUBLICIDADE

Ele brincou que a presidente poderia ter “dobrado a meta” – ou seja, apostado em um aprofundamento das políticas do primeiro mandato – e decidiu não fazer.

A declaração foi no evento EXAME Fórum, realizado nesta segunda-feira no Hotel Unique, em São Paulo. O vice-presidente Michel Temer, o juiz Sérgio Moro e o ministro da Fazenda Joaquim Levy também participam.

O presidente do Citi no Brasil, Hélio Magalhães, falou no mesmo painel da redução de investimentos estrangeiros.

Segundo ele, os investidores de fora do país podem ser divididos em dois grupos: os que tem por base capital privado, seja em empresas ou ativos, e os que aplicam em renda fixa e variável.

PUBLICIDADE

Em dezembro, o primeiro grupo reduziu os investimentos no país em 35% e os recursos em renda fixa e variável caíram pela metade. Estes números subiram em janeiro, com a posse de Levy e outros sinais, mas voltaram a cair a partir de maio.

“Veja que isso coincide com a reeleição, seguida com a demonstração de preocupação do governo com a austeridade e, partir de maio, com a instabilidade das regras econômicas”, afirmou Magalhães.

O crédito default swap no Brasil, uma espécie de seguros de investimentos baseado no risco de investimentos, está abaixo da Rússia mas desde o começo do ano ultrapassou Turquia e Colômbia.

“Isso mostra uma coisa triste: o Brasil está visto lá fora como um risco”, afirmou Magalhães.

PUBLICIDADE

Ex-queridinho dos estrangeiros
Para Patrice, a classe empresarial precisa deixar claro para o governo que para sermos vistos como atrativos, é preciso uma agenda profunda de reforma.

“É preciso ser realista e admitir que nosso modelo de receita faliu. É inviável cobrir o buraco e gerar superávit fiscal”, disse. “Não estamos à beira do precipício, mas estamos perto”.

Ele disse que há um desconhecimento nos altos níveis do Planalto sobre a importância dos fundos de investimento do longo prazo – mas que de qualquer forma, confiança é questão de políticas e não de relações públicas:

“Não saiu uma licitação desde a Lei dos Portos e quatro ministros da Secretaria de Portos foram mudados só no governo Dilma”, disse. “Ter nomeação politica na agência regulatória que vai estar lidando com o meu contrato lá na frente é um no go em qualquer comitê de investimentos”.

PUBLICIDADE

Isso fica ainda mais central agora que o Brasil não é mais o queridinho dos mercados, como era em 2006: “É preciso ver isso e se abrir para diálogo. Não há mais espaço para dizer uma coisa e fazer outra”, diz.

A China em desaceleração
Com todas as suas consequências e incertezas – deve atrapalhar ainda mais o cenário nacional: “Quem sabe é a vez da tal falada crise mundial chegar ao Brasil”, disse ironicamente Patrice.

Enquanto os recursos vindos do exterior encolhem por aqui, outros mercados como o Chile e Colômbia despontam. A perspectiva de uma possível mudança de governo colocou até a Argentina no radar.

Índia e África do Sul também são mais atraentes, estes pelo potencial de crescimento e projetos de infraestrutura definidos: “Não temos esses projetos e prevemos um cenário ainda mais ruim”, disse Patrice.

Fonte: Exame.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Amazonas

Governador Roberto Cidade entrega segunda etapa da modernização do Hospital Francisca Mendes

Segunda etapa da modernização também inclui novos ambulatórios, reabilitação cardíaca e acompanhamento especializado de pacientes após alta hospitalar.

há 10 minutos

Amazonas

TCU aponta falhas na rastreabilidade de R$ 9 milhões de emendas de Omar Aziz para Coari

Auditoria do Tribunal de Contas da União identificou transferências de recursos de conta específica para contas genéricas da Prefeitura de Coari.

há 25 minutos

Amazonas

Missão do Amazonas resgata 16 gatos presos em apartamento após terremotos na Venezuela

Animais ficaram vários dias sem água e alimento em prédio atingido pelos tremores em La Guaira e foram encontrados debilitados e desidratados.

há 33 minutos

Amazonas

Deputado Mário César Filho leva Ação Laudo Azul a Lábrea com consultas neuropediátricas para crianças com suspeita de autismo

Iniciativa do deputado estadual Mário César Filho ofereceu avaliação especializada para crianças e adolescentes com suspeita de TEA.

há 58 minutos