A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Câmara Municipal discute políticas públicas para a criança e o adolescente

Nova audiência está marcada para o dia 12 de novembro.

Por Hugo Guimarães

16/10/2015 às 14:56

As discussões sobre políticas públicas voltadas para resguardar o direito da criança e do adolescente, e o trabalho preventivo, a ser feito nessa área, não se esgotaram com a audiência pública, realizada na manhã desta sexta-feira (16), no plenário pela Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus (COMDICAI/CMM), por iniciativa do vereador Álvaro Campelo (PP).

De acordo com o vereador, nova reunião já está agendada para dia 12 de novembro, às 9h, atendendo a solicitação dos participantes, para que a discussão fosse ampliada para a participação das associações e instituições, conforme sugeriu a presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Amanda Ferreira.

PUBLICIDADE

“Não tenha dúvida da continuidade ao debate. A ideia era dar o pontapé inicial nas discussões e continuar com o trabalho”, assegurou Álvaro Campelo, ao garantir que irá também, numa terceira reunião, tratar do assunto com os integrantes da Rede de Proteção da Criança e da Adolescente, para depois convocar uma reunião com todos os envolvidos sobre o tema.

“Para que ações concretas sejam tiradas é preciso ouvir instituições e organismos que trabalham com a criança e o adolescente. O foco é abrir uma série de discussões. O nosso compromisso é que os debates continuem e resultem em ações efetivas, para que, a partir de 2016, tenhamos ações concretas”, garantiu o vereador.

Álvaro Campelo considera que houve avanços nesse atendimento, mas há de se convir que a população de Manaus cresceu — já ultrapassa os dois milhões de habitantes — e os problemas sociais se avolumaram.

Presidente da COMDICAI/CMM, vereador Joãozinho Miranda (PTN), defendeu na ocasião, mais creches e escolas de tempo integral para a cidade de Manaus. Para ele, a dependência química é o mal do século e afeta as famílias. “Não há na sociedade família que não esteja adoecida por causa da dependência química”, disse ele, que acredita que a solução está na prevenção.

Integrante da Comissão, a vereadora Therezinha Ruiz também manifestou preocupação com a temática. Para ela, o foco maior do problema que envolve criança e adolescente está na família. “O que precisa, além das ações institucionais, é a família cumprir com o seu papel. Existem falhas do poder público, mas muitas das vezes, quando recorre aos pais, dizem que não sabem mais o que fazer”. A base é a família e depois vem as instituições. Políticas públicas têm até demais. A eleição do conselho tutelar é fundamental para a prática dessas políticas. “Deem as mãos e abracem as crianças, e temos acompanhado a construção de creches, 22 a serem inauguradas. Pessoas vindo do interior para a capital.

PUBLICIDADE

Na audiência
que também contou com as participações, entre outros, da vereadora Professora Therezinha Ruiz (DEM); da secretária estadual de Justiça e Cidadania, Graça Prola; da presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Amanda Ferreira; do representante do Conselho de Direitos Humanos, Renato Souza; do assessor eclesiástico da Igreja Católica, padre Erivânio Moraes de Macedo; e da representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Clícia Franco —, foram expostos os programas institucionais executados pelo Estado (Sejusc) e Município (Semasdh).

Graça Prola apresentou os programas de atendimento feitos pelo Estado, enquanto Clícia Franco destacou a atuação da Semasdh no atendimento à criança e ao adolescente por meio dos programas e ações conduzidos pela secretaria. Para elas, a integração da família, é importante no sucesso das ações, mas infelizmente, a desestruturação familiar dificulta o andamento dessas ações nas aeras de recuperação dos envolvidos com o tráfico de drogas, trabalho infantil, abandono escolar, entre outros.

Para Graça Prola, a sociedade precisa se debruçar com os trabalhadores sociais e os gestores para garantir que os direitos da criança e do adolescente sejam assegurados. Segundo ela, essa população de criança, adolescentes e jovens representa 47% da população do Estado.

Temas como aprovação da maioridade penal e críticas sobre a eleição anulada para conselheiros tutelares também vieram à tona durante as discussões. Amanda Ferreira, do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, cobrou responsabilidades na condução da eleição de conselheiros tutelares. Segundo ela, conselheiros comprometidos e sérios para esse atendimento é fundamental. Segundo ela, o Conselho está entrando com ação no Ministério Público pedindo explicações sobre o andamento das eleições dos conselheiros tutelares, anulada, por causa de desorganização no pleito.

Padre Erivânio cobrou mais responsabilidades das instituições públicas para com os problemas sociais. “É preciso tanto a sociedade quanto os poderes públicos se darem as mãos e abraçar as crianças”, assegurou.

Renato Souto, do Conselheiro do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, também anunciou que o movimento está entrando na Justiça, pedindo prestação de contas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), uma vez que foi repassado recursos para a infraestrutura da eleição de conselheiros tutelares.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

PT aciona Flávio Bolsonaro e PL na Justiça após carta de Marco Rubio sobre equipe de transição

Partido pede investigações na PGR e no Ministério Público Eleitoral após troca de correspondências entre o senador e o secretário dos EUA.

há 6 minutos

Parintins

Marciele é criticada após vídeo de comemoração que debocha de Isabelle

Expressão usada durante celebração do título do boi azul fez referência à despedida de Isabelle Nogueira e provocou repercussão entre torcedores.

há 32 minutos

Caiu na rede é post!

Quem será a nova Cunhã-Poranga do Garantido? Torcida aponta favoritas após despedida de Isabelle Nogueira

Saída de Isabelle Nogueira após 10 anos como item individual movimentou as redes sociais.

há 39 minutos

Brasil

Pastor aproveitou ida de esposa e filho à igreja para estuprar sogra de 91 anos

Idosa acamada era monitorada por câmeras instaladas no quarto. Crime foi descoberto pelo próprio filho do suspeito após analisar as imagens.

há 42 minutos

Polícia

Rede de proteção de apartamento em Manaus onde criança autista morreu estava rompida, diz delegado

Autoridades afirmam que apartamento tinha rede de proteção e diz que imagens de câmeras podem esclarecer as circunstâncias da ocorrência.

há 51 minutos