O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Veja Mais

Casas em áreas de risco são demolidas pela Defesa Civil no Santa Inês

Só este ano, 20 casas que estavam em situação de risco, foram demolidas.

Por Hugo Guimarães

08/03/2016 às 16:24

Uma casa, que estava com risco de desabamento, localizada na Rua B, no bairro Santa Inês, zona Leste de Manaus, foi demolida nesta terça-feira 08, pela Defesa Civil Municipal. A ação preventiva visou evitar um desastre no local, já que o imóvel oferecia alto risco. A família foi incluída no auxílio aluguel, e para impedir que outras pessoas ocupassem a residência ou que ela desabasse, atingindo residências ao redor, os técnicos fizeram a demolição.

Só este ano, 20 casas que estavam em situação de risco, condenadas pela Defesa Civil, já foram demolidas. Essas unidades identificadas por meio de denúncia de moradores e também por solicitação dos ocupantes, que ligaram para o número de emergência 199, relatando riscos na estrutura, foram vistoriadas ainda em 2015 e desocupadas como medidas de prevenção.

PUBLICIDADE

O Secretário Executivo de Proteção e Defesa Civil, Cláudio Belém, explicou que todo esse trabalho vem sendo realizado em conjunto com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). “Quando a Defesa Civil recebe a ocorrência de risco de desabamento, fazemos a avaliação no imóvel. Constatado um risco alto, o imóvel é desocupado e precisa ser demolido. Já às famílias são atendidas por meio da Semmasdh”, explicou.

Cláudio Belém garantiu, também, que as áreas continuam sendo monitoradas para evitar novas ocupações. “Em Manaus cerca de 40 comunidades tem pelo menos um agente comunitário de defesa civil integrante do Nupdec (Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil)”, garante.

Ainda segundo ele, após a demolição essas áreas são identificadas como àquelas que não podem haver construções e a Defesa Civil monitora o local, com ajuda da população. “A ação é preventiva para evitar desastres. Na maioria das vezes, o local é uma área com declividade e com risco geológico, então numa precipitação pluviométrica com índice alto, pode haver deslizamentos” explicou o secretário.

PUBLICIDADE

Os imóveis demolidos até agora foram nos bairros São Lázaro, Santa Inês, Novo Israel, Cidade Nova, Coroado, Armando Mendes, Terra Nova, Nova Floresta, Santa Etelvina, Jardim Mauá, Comunidade João Paulo e Comunidade Nova Vitória.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Mundo

Estados Unidos interceptam mísseis balísticos lançados pelo Irã contra a região da Galiléia

Operação bem-sucedida destaca a eficácia do sistema de defesa antimísseis.

há 15 minutos

Brasil

Vídeo: Com cachê de R$ 650 mil, Leonardo sobe ao palco bêbado e decepciona os fãs por cantar mal

Cantor é criticado por apresentação fraca e alto cachê.

há 23 minutos

Manaus

Arraial APAEano reuniu inclusão, solidariedade e alegria em festa realizada na sede em Manaus

Evento em Manaus celebra a diversidade e promove arrecadação para a Apae.

há 1 hora

Manaus

Câmara Municipal de Manaus lamenta a perda de ex-vereador Francisco Nascimento Marques

O advogado e ex secretário municipal de Administração faleceu neste domingo.

há 1 hora