A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

CMM vai votar revisão da Loman nesta terça-feira

O projeto altera dispositivos da Constituição Municipal.

Por Hugo Guimarães

31/08/2015 às 16:01

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deve discutir e votar nesta terça-feira (01), em plenário, o Projeto de Emenda nº 001/2015 à Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman), que altera, acrescenta e suprime dispositivos que especifica a Constituição Municipal. Foi o que garantiu, na manhã desta segunda-feira (31), o presidente da Casa, vereador Wilker Barreto (PHS).

Nesta segunda-feira (31), dez das 13 novas emendas apresentadas pelos vereadores, dentro do interstício de dez dias, conforme prevê o Regimento Interno, foram aprovadas e apenas três rejeitadas durante reunião da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

PUBLICIDADE

A reunião, presidida pelo vereador Mário Frota (PSDB), teve a participação dos vereadores Elias Emanuel, relator do projeto na CCJR e líder do Governo Municipal na Câmara, Professora Jacqueline, Professor Samuel, Dr. Ewerton Wanderley (PSDB) e Joelson Silva (PHS). Todos eles acompanharam o voto do relator.

Elias Emanuel explicou que deu parecer contrário às emendas 04 e 10, de autoria do vereador Plínio Valério, e à 11 do vereador Luis Mitoso (PSD). A emenda nº 04, que trata da questão dos limites dos bairros da cidade de Manaus, estabelecendo o prazo de um ano para sinalização, identificando-os com placas, segundo Elias, foi rejeitada por possuir erro de técnica legislativa.

A Emenda 10, também do vereador Plínio Valério, como explicou Elias, fere o inciso 1º da Artigo 63 da Loman, pois cria uma campanha de premiação para comunidades e munícipes que tenham a postura de preservação ao meio ambiente e cobertura arbórea nos seus lotes.

“No momento que o vereador cria, não está delimitando a função de quem vai ser o responsável pelo Prêmio, aumentando, despesa para o município”, afirmou, citando Artigo 63 da Loman, diz que não será admitido nenhum tipo de despesa em projetos que não sejam de iniciativa do prefeito.

PUBLICIDADE

Quanto à Emenda 11, do vereador Luís Mitoso, que dispõe sobre o acesso a informação junto aos órgãos e entidades do município de Manaus, o relator explicou que ela vai de encontro ao Artigo 45 da Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011, que é a Lei da Transparência. De acordo com a citada Lei, cabe aos Estados, o Distrito e aos Municípios, em legislação própria, obedecidas as normas gerais estabelecidas nesta lei, definir regras especificas, especialmente em relação à transparência.

O relator também fez um destaque à emenda de nº 09, de autoria do vereador Plínio Valério, aprovada. O autor emenda o artigo 258, que diz que as empresas que trabalham hoje no transporte coletivo são obrigadas a encaminhar à Casa Legislativa os balancetes do INSS e FGTS. A emenda do vereador quer que isso aconteça trimestralmente e venha no rol dos balancetes, os números do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (o Caged). “Achamos por bem aprovar a emenda”, assegurou.

Outro destaque do relator foi à emenda 12, do vereador Luis Mitoso, que cria facilidade de acessibilidade na questão dos deficientes físicos em logradouros públicos. “Fomos favorável, apenas com a sugestão da eliminação de uma frase “com a eliminação de barreiras arquitetônicas”. “Esse termo já existe no caput do Artigo 246, portanto, favorável, que se tire a frase”, sugeriu.

Resumo
Das 13 novas emendas apresentadas ao projeto, sete são de autoria do vereador Plínio Valério (PSDB), três do vereador Luis Mitoso (PSD), duas do vereador Elias Emanuel e uma do próprio presidente da Casa, Wilker Barreto.

O Projeto de Emenda foi elaborado a partir da apresentação e análise de 159 emendas parlamentares à Loman, que propunham alterações, acréscimos ou suprimiam dispositivos da Lei. Das 159 emendas apresentadas à Lei Orgânica do Município, 78 tiveram o parecer favorável, enquanto outras 81 emendas tiveram parecer contrário, rejeitado, prejudicado ou foram retiradas de tramitação.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Amazonas

Governador Roberto Cidade entrega segunda etapa da modernização do Hospital Francisca Mendes

Segunda etapa da modernização também inclui novos ambulatórios, reabilitação cardíaca e acompanhamento especializado de pacientes após alta hospitalar.

há 14 minutos

Amazonas

TCU aponta falhas na rastreabilidade de R$ 9 milhões de emendas de Omar Aziz para Coari

Auditoria do Tribunal de Contas da União identificou transferências de recursos de conta específica para contas genéricas da Prefeitura de Coari.

há 29 minutos

Amazonas

Missão do Amazonas resgata 16 gatos presos em apartamento após terremotos na Venezuela

Animais ficaram vários dias sem água e alimento em prédio atingido pelos tremores em La Guaira e foram encontrados debilitados e desidratados.

há 36 minutos

Amazonas

Deputado Mário César Filho leva Ação Laudo Azul a Lábrea com consultas neuropediátricas para crianças com suspeita de autismo

Iniciativa do deputado estadual Mário César Filho ofereceu avaliação especializada para crianças e adolescentes com suspeita de TEA.

há 1 hora