Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

CNBB critica projetos de terceirização e de redução da maioridade penal

A nota foi divulgada no encerramento da 53ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida (SP).

Por Hugo Guimarães

25/04/2015 às 07:04

Fonte: Agência Brasil

PUBLICIDADE

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta sexta-feira (24) uma nota sobre a conjuntura do país, com críticas ao projeto de lei que regulamenta a terceirização de mão de obra nas empresas e à proposta de redução da maioridade penal. A nota foi divulgada no encerramento da 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Na reunião também ocorreu a cerimônia de posse de dom Sérgio da Rocha na presidência da CNBB.

De acordo com a nota, a entidade avaliou “com apreensão” a realidade brasileira, “marcada pela profunda e prolongada crise que ameaça as conquistas, a partir da Constituição Cidadã de 1988, e coloca em risco a ordem democrática do país”. A nota acrescenta que “a retomada de crescimento do país, uma das condições para vencer a crise, precisa ser feita sem trazer prejuízo à população, aos trabalhadores e, principalmente, aos mais pobres”.

Sobre o projeto que trata da terceirização, o texto expressa que ele não deve restringir direitos. “A lei que permite a terceirização do trabalho, em tramitação no Congresso Nacional, não pode, em hipótese alguma, restringir os direitos dos trabalhadores. É inadmissível que a preservação dos direitos sociais venha a ser sacrificada para justificar a superação da crise”, registra.

Na avaliação dos bispos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 171/1993), que propõe redução da maioridade penal para 16 anos, é um “equívoco que precisa ser desfeito”. Para a CNBB, a redução da maioridade penal não é solução para a violência no país. “Investir em educação de qualidade e em políticas públicas para a juventude e para a família é meio eficaz para preservar os adolescentes da delinquência e da violência”, aponta.

PUBLICIDADE

Outro tema abordado na nota é o projeto de lei que altera o Estatuto do Desarmamento. A avaliação é de que se trata de ilusão a ideia de que facilitando o acesso da população à posse de armas se combate a violência.

Ao final do texto, a CNBB salienta que muitas destas e de outras matérias que incidem diretamente na vida do povo têm, entre seus caminhos de solução, uma reforma política. A reforma política também foi tratada pelo recém-empossado presidente da conferência, dom Sérgio da Rocha, em entrevista a jornalistas.

Ele disse que “o fato de a Igreja falar da reforma política, mostrar a importância da palavra política, não quer dizer que esteja adotando uma posição que seja do governo que aí está, ou então de um partido ou outro. Nós fazemos isso [falar da reforma política] com sentimento de corresponsabilidade e de responsabilidade na vida social”.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Polícia

Homem passa mal e morre durante suposta briga com a esposa em Manaus

O caso ocorreu na comunidade Açaí, na zona norte; corpo foi removido ao IML para exames que apontarão a causa exata do óbito.

há 31 minutos

Brasil

Justiça manda soltar dois suspeitos pela morte de jovem lançada sem corda em salto radical

Decisão atende a pedido da Polícia Civil após descartar participação direta dos investigados; quatro pessoas seguem presas e foram denunciadas pelo Ministério Público.

há 32 minutos

Mundo

“Esposa insaciável” é presa após bater e exigir do marido seis relações sexuais por dia

Homem afirmou à polícia que era vítima de violência física e psicológica sempre que recusava manter relações íntimas com a companheira. O caso ocorreu na Colômbia.

há 39 minutos

Pará

Paraense morre em ataque de drone russo após decidir lutar na Guerra da Ucrânia

Eduardo Ferreira Sá Alves, natural de Parauapebas (PA), integrava o 3º Batalhão das Forças Armadas da Ucrânia e foi atingido durante operação de extração.

há 1 hora