A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Com votação da meta fiscal, governo tem novo dia D nesta quarta

Será votada nesta quarta-feira (2), a revisão da meta fiscal no Congresso.

Por Hugo Guimarães

02/12/2015 às 09:44

O governo terá mais um dia D nesta quarta-feira, quando deverá ser votada no Congresso a revisão da meta fiscal. A votação estava prevista para esta terça, mas, por falta de quórum, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), encerrou a sessão conjunta das duas Casas Legislativas prevista para votar o projeto de lei que revê a meta fiscal de 2015.

PUBLICIDADE

Embora tenha conseguido limpar a pauta dos quatro vetos presidenciais numa sessão iniciada às 19h47, o governo não teve fôlego para garantir a presença de sua base aliada, e a sessão foi derrubada antes da votação da proposta. Renan convocou nova sessão do Congresso para o meio-dia desta quarta.

A base aliada tentou rejeitar um requerimento de inversão de pauta proposto pela oposição, que se valeu de manobras regimentais para impedir a votação do projeto que altera a meta fiscal. No entanto, somente 230 deputados votaram – eram necessários pelo menos 257 votos na Câmara. Os senadores não chegaram a votar.

A revisão da meta é fundamental para o governo porque, sem ela ter sido aprovada pelo Legislativo, desde a terça-feira o Executivo está impedido de realizar despesas discricionárias. Sem a mudança da meta fiscal, o governo teve que editar um decreto congelando 10,7 bilhões de reais do orçamento. O bloqueio dos recursos visa a seguir recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Além da questão da paralisia do governo, a presidente Dilma Rousseff tem outra preocupação em aprovar logo a revisão da meta. Caso a proposta não seja aprovada em 2015, a oposição poderia alegar que a presidente cometeu crime de responsabilidade fiscal. Isso abriria caminho para um novo pedido de impeachment contra ela.

Fonte: Veja.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Manaus vive clima de Parintins com transmissão da primeira noite do festival no Largo de São Sebastião; vídeos

Com telões, shows musicais e estrutura acessível, primeira noite da transmissão pública levou milhares de apaixonados pelos bois Caprichoso e Garantido.

há 35 minutos

Manaus

Jatinho de Virginia Fonseca pousa em Manaus após retorno dos Estados Unidos

Jato executivo de aproximadamente R$ 38 milhões pousou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

há 3 horas

Amazonas

Presidente do Grupo Globo prestigia primeira noite do Festival de Parintins 

João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo, maior conglomerado de comunicação do país, acompanhou a abertura do Festival.

há 3 horas

Mundo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge Afeganistão e é sentido no Paquistão; moradores deixam casas em pânico

Abalo sísmico ocorreu na região montanhosa do Hindu Kush e foi sentido em diversas cidades.

há 3 horas

Amazonas

Em Parintins, Wilson Lima relembra ações de sua gestão que transformaram o festival e a infraestrutura da cidade

Ex-governador afirmou que ações realizadas durante sua gestão ajudaram a consolidar o Festival de Parintins como um dos maiores eventos culturais.

há 4 horas